Notícia
Negociação colectiva ganha nova dinâmica no primeiro semestre
As negociações de contratos colectivos de trabalho envolvendo sindicatos e associações patronais ganharam uma nova dinâmica no primeiro semestre de 2007. Entre Janeiro e Junho foram publicados 164 instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho, o qu
As negociações de contratos colectivos de trabalho envolvendo sindicatos e associações patronais ganharam uma nova dinâmica no primeiro semestre de 2007. Entre Janeiro e Junho foram publicados 164 instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho, o que representa um aumento de 57,6% face ao primeiro trimestre do ano passado e um valor sem precedentes desde pelo 2001.
As actualizações salariais continuam a ser as principais cláusulas negociadas, embora a flexibilidade de horários e a revisão das categorias profissionais também tenham sido revistas em alguns contratos.
Já em relação ao número de trabalhadores abrangidos pelos contratos publicados, a Direcção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT) ainda não tem dados definitivos, mas estima-se que possa ultrapassar os 660 mil, um valor muito semelhante ao conseguido nos primeiros seis meses de 2005 e superior aos 580 mil de 2006.