Notícia
Natal com orçamento apertado para os portugueses
Quase um terço dos portugueses confessa que não vai oferecer presentes este Natal. Quem não resiste "à tentação" garante que gastará o mesmo, ou menos, do que no ano passado. Onde? Nas grandes superfícies, "pois claro!"
Os amigos já sabem que dele não vão receber uma única lembrança para colocarem no sapatinho. A única excepção são os pais. Miguel Silva faz parte do grupo dos 29% de portugueses que assume que, este ano, não vai comprar presentes de Natal. Os que compram pensam vir a gastar o mesmo, ou até menos, do que despenderam em 2006.
Os números da sondagem da Aximage para o Jornal de Negócios não põem em causa o espírito da época, mas deixam perceber que a carteira dos portugueses não está para festas, sejam elas quais forem. O Natal está à porta. Vai comprar presentes para oferecer? 68% dos 520 inquiridos diz que sim, contra 29% a assumir que não o fará.
Comparando com os números da mesma sondagem realizada em 2000, percebe-se que a "crise" tem vindo a pesar, cada vez mais, nos bolsos das pessoas. Há sete anos, apenas 15% assumia que não compraria nem uma lembrança para pôr no sapatinho. Hoje, numa altura em que o nível de vida dos portugueses volta a deteriorar-se face aos países da UE, o grupo dos "não-compradores" quase duplicou.