Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moody's corta rating do Chipre em dois níveis

A agência de notação financeira Moody’s cortou hoje o rating do Chipre em dois níveis, referindo os laços estreitos do país à Grécia e a probabilidade crescente de Atenas abandonar o euro.

14 de Junho de 2012 às 00:17
  • ...
A agência cortou o rating de Ba1 para Ba3 e colocou as notas em revisão para possível novo corte.

Na base da decisão está a crença cada vez mais firme da Moody’s de que a Grécia vai sair do euro e que, por isso, o governo cipriota vai ter de dar apoio público aos bancos nacionais.

A dimensão do corte (em dois níveis) é explicada pela agência pelo facto de as contas públicas já estarem em dificuldades e de o país não ter acesso aos mercados internacionais para se financiar.

Há precisamente três meses, no dia 14 de Março, a agência reduziu o rating do país em um nível para Ba1, nível considerado "lixo".

Em Janeiro, também a S&P colocou o rating da dívida cipriota num nível de "lixo". A Fitch considera que o país está um nível acima de "lixo".

Recorde-se que esta semana o ministro das Finanças cipriota admitiu a possibilidade do país necessitar de recorrer à ajuda europeia até ao final do mês devido, em particular, à situação do sector bancário, muito exposto à economia grega. Só o segundo maior banco do país necessita de 1,8 mil milhões de euros, 10% do PIB do Chipre.
Ver comentários
Saber mais Moody's Chipre
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio