Notícia
Monteiro de Barros apresenta proposta para central nuclear em Portugal
O empresário Patrick Monteiro de Barros lidera um grupo de investidores que vai apresentar ao Governo uma proposta para a construção de uma central nuclear em Portugal. A proposta é justificada pelo aumento sustentado do preço do petróleo que esta semana
O empresário Patrick Monteiro de Barros lidera um grupo de investidores que vai apresentar ao Governo uma proposta para a construção de uma central nuclear em Portugal. A proposta é justificada pelo aumento sustentado do preço do petróleo que esta semana atingiu a cotação mais alta de sempre, acima de 60 dólares por barril no mercado norte-americano.
A proposta, que será apresentada amanhã em conferência de imprensa, assenta numa central de última geração com recursos a fundos exclusivamente privados.
O empresário, refere na convocatória da conferência de imprensa, o exemplo recente de França e Finlândia de reforçar ou construir centrais nucleares com vista ao abastecimento do mercado nacional e à exportação de energia eléctrica.
A opção, no caso português, permitirá reduzir a dependência do Exterior em termos de energia, diminuir o saldo negativo da balança de pagamentos, cumprir os compromissos de Quioto de redução de emissões e ainda contribuir para a criação de riqueza nacional ao fornecer electricidade mais competitiva utilizando urânio, uma matéria-prima de que Portugal dispõe, mas cuja exploração foi suspensa no início desta década.
Ainda não são conhecidos os outros investidores neste projecto, mas a retoma da discussão da opção nuclear tem sido pedida pelas principais associações empresariais nacionais, face ao aumento do preço da electricidade.