Notícia
Ministro da Economia defende certificação e inovação na agro-indústria
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, defendeu este sábado o reforço da certificação e inovação na agro-indústria, tendo em conta que o sector atravessa "um bom momento".
"É nos bons momentos que se tem de apostar na certificação" dos produtos agro-pecuários, bem como na inovação e no investimento em geral, disse Caldeira Cabral, ao intervir, em Oliveira do Hospital, na abertura da 26.ª edição da Feira do Queijo Serra da Estrela.
O ministro da Economia salientou que a certificação dos produtos alimentares tradicionais "é muito importante" para a sua valorização no mercado.
Ao confirmar as suas ligações familiares à região do queijo com denominação de origem (DOP) da Serra da Estrela, disse que acompanhou "bem as dificuldades" dos pastores e das queijeiras, mas, em contrapartida, testemunha actualmente "as enormes oportunidades" deste produto endógeno.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, defendeu a necessidade de os poderes públicos incentivarem a produção do queijo DOP Serra d a Estrela, enquanto "produto diferenciador" de 18 municípios dos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Guarda e Viseu.
Na opinião do autarca, importa valorizar este produto, apostando na inovação, mas "mantendo sempre a tradição" ancestral dos pastores e queijeiras da região.
O presidente da Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE), Manuel Marques, foi outro dos oradores da cerimónia de abertura da feira, que junta cerca de 250 expositores, em representação dos lacticínios e de outros sectores de actividade,
Manuel Marques, um dos agraciados pela autarquia local, salientou a acção de "todos aqueles que defendem quem trabalha humildemente" na terra.
O secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, também esteve presente na sessão, em que intervieram representantes de diversas entidades, como o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, Pedro Machado, e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, entre outros.