Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Medina: Desenvolvimento de Lisboa passa por eixo Santa Apolónia/Parque das Nações

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa defendeu na quarta-feira que o "sentido futuro de desenvolvimento da cidade" passa pelo eixo Santa Apolónia/Parque das Nações, uma área "que falta desenvolver", mas que terá um "surto nos próximos anos".

Miguel Baltazar/Negócios
03 de Novembro de 2016 às 00:53
  • ...

"Eu não tenho dúvida que o sentido futuro de desenvolvimento da cidade passa pelo desenvolvimento destas duas freguesias [Marvila e Beato]", disse Fernando Medina na reunião descentralizada que decorreu na quarta-feira no Ateneu da Madre de Deus, Beato.

 

Para o presidente da câmara, "todo o eixo Santa Apolónia/Expo é verdadeiramente a área que falta desenvolver e que vai sofrer um surto de desenvolvimento nos próximos anos".

 

"Não temos dúvidas que é aqui que se vai jogar grande parte do futuro do desenvolvimento da cidade nos próximos 10/15 anos, basta olharmos para o mapa, conhecer a situação social da cidade, para não ter dúvidas que isto vai acontecer", vincou no final da reunião.

 

Para Medina, "aquilo que hoje se assiste na cidade é uma canalização e sinais de esperança e de recuperação do investimento precisamente dentro desta zona".

 

Considerando que "o desenvolvimento nestas zonas acontecerá com força, com significado, com intensidade", o líder do executivo municipal de maioria socialista apontou que "ao mesmo tempo, é importante reconhecer que é precisamente nestas freguesias que muitos dos problemas sociais mais agudos se colocam". Por isso, defendeu, "é preciso que a transformação seja feita com enorme cuidado", não podendo ser "do dia para a noite".

 

Para estas mudanças irá contribuir a criação do Hub Criativo do Beato, em Lisboa, local escolhido para a instalação da Web Summit, e onde decorreu o "Road 2 Web Summit".

 

Na reunião descentralizada, Fernando Medina observou que este espaço "não nasceu por causa da Web Summit, nasceu de uma necessidade identificada pela Câmara de encontrar nesta zona, precisamente entre Santa Apolónia e a Expo, um local que pudesse ser uma grande âncora de desenvolvimento de toda esta região".

 

"Só posteriormente, quando há a decisão de que a Web Summit vem para Portugal, é que acabou por se casar com felicidade estes dois projetos e para nós se tornou muito claro como é que nós acelerávamos o desenvolvimento", acrescentou.

 

No encontro, também o presidente da Junta de Freguesia do Beato manifestou "não ter dúvidas da importância desta âncora de investimento para esta zona". Apontando a necessidade de bons acesso ao Hub Criativo, Hugo Xambre Pereira considerou "premente considerar uma ligação da Avenida D. Henrique para a rua da Manutenção Militar, para poder haver uma entrada mais fácil".

 

O presidente da Junta advogou também a "colocação de parquímetros, de um sistema mais expedito na zona de Xabregas/Beato, com zonas exclusivas para moradores com dísticos, e a melhoria do transporte público".

 

Neste âmbito, o autarca apontou ainda a instalação de "um elétrico rápido, que ligue Santa Apolónia à Expo que possa, não só servir toda esta área, como também a freguesia do Beato". "Muitas das pessoas que vão usar o espaço vão vir de transportes públicos e temos de pensar desde já nisso", alegou, alertando para a necessidade de "colocar o espaço público com maior qualidade possível, respeitando sempre quem mora cá".

Ver comentários
Saber mais Marvila Beato Fernando Medina Madre de Deus Hub Criativo Lisboa Web Summit Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio