Notícia
Máscaras vão ser obrigatórias em todos os recintos fechados
As máscaras vão voltar a ser obrigatórias em todos os espaços fechados que não sejam excepcionados pela DGS, isto é, salvo indicação em contrário, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro. PS vai propor obrigatoriedade também na rua. Regras de testagem e utilização de certificado digital são reforçadas.
As máscaras vão voltar a ser novamente obrigatórias em qualquer recinto fechado, independentemente da sua dimensão, anunciou António Costa esta sexta-feira. A única exceção serão os casos em que a Direção-Geral da Saúde diga expressamente que não é necessário.
António Costa falava na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Conselho de Ministros em que foram decididas as novas medidas de prevenção da covid-19, que entrarão em vigor a 1 de dezembro.
O primeiro-ministro sublinhou que este é o momento de apelar à responsabilização dos cidadãos em matéria de prevenção, não só com o uso da máscara, mas, também, com testagem frequente, sobretudo na altura do Natal, em que as famílias tenderão a encontrar-se. E. entretanto, o PS veio anunciar que pretente apresentar um projeto de lei que "determina as condições de utilização de máscaras em espaço público", propondo que o Governo fique habilitado a decretar esse uso sem necessidade de aprovação pelo Parlamento, uma iniciativa que será debatida esta sexta-feira, antes da Assembleia da República que deverá acontecer em breve.
O Governo vai também impor regras apertadas de testagem e utilização de certificados digitais. Assim, será obrigatória a exibição de um teste negativo obrigatório (mesmo para vacinados) nas visitas a lares, visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde, grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos discotecas e bares.
Será igualmente obrigatório teste negativo para todos os voos que cheguem a Portugal.
Quanto ao certificado digital, volta a ser obrigatório para entrar em restaurantes, estabelecimentos turísticos e de alojamento local, eventos com lugares marcados e ginásios.
(notícia atualizada com informação sobre proposta do PS para máscaras obrigatórias na rua)