Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juros da dívida grega aliviam para mínimos de 10 meses após vitória de Mitsotakis

Os investidores acorrem à dívida grega após Kyriakos Mitsotakis ter conseguido este domingo um segundo mandato para governar o país. O primeiro-ministro assegura que vai utilizar a maioria absoluta que lhe foi conferida para fazer reformas e voltou a colocar a economia como pilar central do seu mandato.

Reuters
  • ...

A "yield" da dívida helénica a dez anos alivia 5,6 pontos base para 3,507%, renovando mínimos de agosto do ano passado, após a vitória clara do Nova Democracia nas legislativas da Grécia realizadas domingo, que permitem a Kyriakos Mitsotakis um governo de maioria absoluta.

Já no mercado acionista, o principal índice grego desliza 2,18% para 1.341,01 pontos, seguindo a tendência europeia, depois de ter começado as negociações a somar 0,10%.

Desde o início do ano, o índice ateniense já valorizou mais de 35%.

Esta segunda-feira, Kyriakos Mitsotakis frisou que "vamos executar este segundo mandato de quatro anos de grandes mudanças e reformas", assegurando que a maioria absoluta lhe dá margem para estas reformas.

Kyriakos Mitsotakis toma formalmente posse ainda esta segunda-feira ao final do dia, sendo que depois deverá nomear o gabinete e governo, de forma viajar a Bruxelas para a reunião de líderes da União Europeia (UE) que está agendada para estas quinta-feira e sexta-feira.

Kyriakos Mitsotakis foi primeiro-ministro do país entre 2019 e maio, quando o resultado nubloso das eleições acabou por levar Ioannis Sarmas a tornar-se primeiro-ministro interino.

Durante o seu mandato de quatro anos, o PIB grego cresceu e a taxa de desemprego caiu para metade.

Durante o período eleitoral, Kyriakos Mitsotakis voltou a fazer da economia o pilar central da sua campanha, prometendo um aumento dos salários no setor público e um impulso da economia, para que este aumento chegue ao setor privado.

Na agenda do novo primeiro- ministro está ainda a reforma do sistema nacional de saúde e do sistema judicial, de forma a acelerar os processos.

A nova composição do parlamento grego inclui oito partidos, três dos quais da extrema-direita.

A eleição de Kyriakos Mitsotakis surge tempos antes da Fitch e da S&P se pronunciarem sobre o "rating" da dívida grega, que se mantém ainda em "lixo". Um dos desafios do novo executivo será criar condições para que esta classificação possa ser melhorada.

Ver comentários
Saber mais Nova Democracia Kyriakos Mitsotakis Grécia política governo (sistema) economia negócios e finanças executivo (governo) economia (geral) macroeconomia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio