Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inspecção-Geral das Actividades em Saúde detecta 374 médicos infractores

A Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) detectou 374 médicos a receberem duas vezes no mesmo hospital.

25 de Julho de 2012 às 09:34
  • 31
  • ...
Actualmente ainda existem hospitais a pagar 60 euros à hora a médicos contratados à tarefa, o que significa o dobro do máximo estipulado há um ano pelo secretário de Estado da Saúde.

No ano passado, o IGAS detectou 374 casos de médicos com vínculos a unidades dos Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que simultaneamente estavam contratados à tarefa, com regime de prestação de serviços, pelas mesmas entidades, de acordo com o relatório de actividades de 2011 da IGAS, citado pelo “Público”.

A polémica dos médicos “tarefeiros” ressurgiu ontem, após a Lusa ter divulgado algumas conclusões da última análise feita pela inspecção.

Segundo documentos a que a Lusa teve acesso, a 31 de Dezembro de 2011 existiam 2.928 contratos de prestação de serviços médicos nas unidades públicas e na grande maioria das entidades analisadas (84% delas) a remuneração não é fixada em função de um valor/hora, apesar do IGAS ter fixado o valor máximos de 30 euros/hora para os especialistas e 25 euros para os não especialistas.

A Lusa constatou ainda que a grande maioria dos médicos com vínculo aos serviços públicos acumula salários ou no mesmo local onde trabalha ou noutros serviços públicos.

Após uma observação dos sites de algumas unidades do SNS, é possível concluir que ainda existem hospitais e centros de saúde onde os médicos recebem entre 60 e 75 euros/hora, segundo o “Público”.

Há três anos existiam médicos a ganhar 100 euros por hora, de acordo com informações avançadas pelo “Público”.
Ver comentários
Saber mais médicos salários SNS Serviço Nacional de Saúde hospital IGAS
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio