Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação na Alemanha cai mais do que o esperado e baixa pressão sobre BCE

A taxa de inflação na maior economia europeia desceu de 2%, em Abril, para 1,4% em Maio, um valor abaixo do esperado pelos economistas.

Reuters
30 de Maio de 2017 às 13:25
  • 2
  • ...

A taxa de inflação na Alemanha desceu de 2%, em Abril, para 1,4% em Maio, dando força às recentes declarações de responsáveis do Banco Central Europeu (BCE) de que a economia do euro ainda precisa de estímulos monetários extraordinários.

 

Os números revelados esta terça-feira, 30 de Maio, pelo instituto alemão de estatísticas ficaram abaixo das estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg, que antecipavam uma descida para 1,5%.

 

Embora o crescimento dos preços da região da moeda única tenha acelerado desde o final do ano passado, os especialistas têm alertado que se trata de subidas motivadas sobretudo pelos custos da energia, não sendo ainda sustentáveis.

 

Esta segunda-feira, no Parlamento Europeu, o presidente do BCE defendeu que a política monetária acomodatícia deve ser mantida.

 

"As pressões dos custos internos, principalmente dos salários, ainda são insuficientes para sustentar uma convergência duradoura e auto-sustentável da inflação em relação ao nosso objectivo de médio prazo", afirmou Mario Draghi, acrescentando que o banco central continua "firmemente convencido de que ainda é necessária uma quantidade extraordinária de apoio da política monetária".

 

Esta terça-feira também foram conhecidos os dados da inflação no país vizinho que confirmam a tendência de abrandamento.  

 

Em Espanha, os preços no consumidor subiram este mês ao ritmo mais lento desde Dezembro, colocando a taxa de inflação em linha com o objectivo do Banco Central Europeu (BCE) pela primeira vez em cinco meses.

 

A taxa de inflação fixou-se em 2%, em Maio, segundo a leitura preliminar do instituto de estatísticas espanhol, o que representa uma descida face aos 2,6% de Abril.

 

Os dados da inflação na Zona Euro – que serão revelados esta quarta-feira – deverão mostrar que o crescimento dos preços desacelerou de 1,9% em Abril para 1,5% em Maio. 

Ver comentários
Saber mais Inflação Alemanha BCE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio