Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação homóloga no Reino Unido cai para 3,9% em novembro

Apesar da queda acentuada, a inflação homóloga mantém-se acima do objetivo do Banco de Inglaterra de 2%.

DR
20 de Dezembro de 2023 às 08:38
  • ...
O índice de preços ao consumidor (IPC) do Reino Unido caiu para 3,9% em novembro, contra 4,6% no mês anterior, atingindo o nível mais baixo em mais de dois anos, informou esta quarta-feira o Office for National Statistics (ONS).

Apesar da queda acentuada, a inflação homóloga mantém-se acima do objetivo do Banco de Inglaterra de 2%.

"A inflação caiu para o nível homólogo mais baixo em mais de dois anos, mas os preços continuam substancialmente acima de onde estavam antes da invasão da Ucrânia (em 2022)", disse hoje o diretor de estatísticas do ONS, Grant Fitzner.

"O maior impulsionador da queda neste mês foi uma queda nos preços dos combustíveis", enquanto "os preços dos alimentos também puxaram a inflação para baixo", acrescentou.

"Houve também uma queda nos preços de uma variedade de bens domésticos e no custo dos carros em segunda mão", disse Fitzner.

Entretanto, o ministro das Finanças, Jeremy Hunt, afirmou que, "com a inflação a descer para menos de metade, começaram a levantar-se as pressões inflacionistas da economia", colocando o país de novo numa trajetória de "crescimento sustentável".

No início do ano, a inflação rondava os 10%, pelo que, com a descida de hoje, o Governo cumpriu o objetivo de a reduzir significativamente este ano.

Na semana passada, o Banco de Inglaterra manteve as taxas de juro em 5,25% pela terceira vez consecutiva, depois de ter realizado 14 aumentos para controlar a subida da inflação.

Ao anunciar a decisão, o banco indicou que a inflação está a descer, mas que ainda se mantém a níveis muito elevados.

De acordo com as estimativas do Banco de Inglaterra, a inflação poderá atingir o objetivo de 2% no início de 2025.

Antes da reunião de setembro último, o banco tinha ordenado 14 aumentos consecutivos das taxas como forma de conter a inflação, que subiu para níveis recorde em resultado do aumento dos preços da energia devido à guerra na Ucrânia.

O banco espera que o crescimento económico permaneça estável no último trimestre de 2023 no Reino Unido, bem como nos primeiros trimestres do próximo ano.
Ver comentários
Saber mais Inflação Reino Unido Banco da Inglaterra
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio