Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo quer reduzir dependência do petróleo em 20% até 2010

  O Governo Português vai lançar um pacote de medidas para reduzir a dependência do petróleo em 20% até 2010. Ou seja, dos actuais 64% para 51%.

  • ...

O Governo Português vai lançar um pacote de medidas para reduzir a dependência do petróleo em 20% até 2010. Ou seja, dos actuais 64% para 51%. O programa, que envolveu seis ministérios, apresenta quatro conjuntos de medidas cada uma dirigida a um sector – energia, transportes, indústria, serviços e consumo doméstico.

Álvaro Barreto, ministro de Estado, das Actividades Económicas e do Trabalho, disse hoje em conferência de imprensa que "este é um problema e extrema importância para os países ocidentais" e por isso o Governo faz uma proposta de actuação.

De acordo com o Governo o peso das importações de petróleo, face ao PIB, é três vezes mais elevado em Portugal do que na média dos restantes países da União Europeia e a escalada do preço do barril de petróleo nos últimos meses "coloca em risco parte do crescimento económico sustentado em Portugal", diz o programa.

Para além de reduzir a dependência do petróleo o Estado espera com este plano diminuir ainda a factura energética e o impacto ambiental.

Segundo Álvaro Barreto estas medidas são um estímulo ao desenvolvimento das energias alternativas como, por exemplo, a eólica.

O programa foi enviado para a Comissão de Economia e Finanças da Assembleia da República a fim de ser analisado e comentado pelos deputados.

O impacto de o preço do petróleo registar uma cotação de 50 dólares em 2005 será de 1,5 pontos percentuais no crescimento do produto interno bruto português, segundo as estimativas do ministro de Estado e das Actividades Económicas e do Trabalho. Contundo, Álvaro Barreto, citando as previsões das instituições internacionais, não acredita que o preço do petróleo se mantenha nos actuais níveis.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio