Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Zona Euro acumula até novembro excedente comercial quatro vezes superior ao de 2023

Até novembro, as exportações de bens da Zona Euro aumentaram ligeiramente, enquanto as importações de bens registaram uma diminuição de 4%. Evolução permitiu aos países da moeda única melhorarem o saldo da balança comercial, tornando-a ainda mais excedentária face ao ano anterior. 

DR
  • ...

A um mês de terminar 2024, a Zona Euro acumulava um excedente de 161,9 mil milhões de euros na balança comercial de bens, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat. O valor é quatro vezes superior ao registado em igual período de 2023 e deve-se à redução das importações de bens dos países da moeda única numa altura em que as exportações crescem ligeiramente.

Até novembro, as exportações de bens da Zona Euro aumentaram, em termos homólogos, 0,3%, para um total de 2.636,8 mil milhões de euros. Já as importações de bens registaram uma diminuição de 4,3% para 2.474,9 mil milhões. Com as exportações a crescerem e as importações a caírem, a Zona Euro conseguiu melhorar o saldo da balança comercial, tornando-a ainda mais excedentária face ao ano anterior. De janeiro a novembro de 2023, o excedente comercial acumulado tinha sido de 40,9 mil milhões.

Essa melhoria do excedente comercial de bens face a 2023 foi conseguida devido a uma diminuição de 12% no défice comercial no que toca aos produtos petrolíferos, que tem vindo a penalizar a balança comercial da Zona Euro desde o início da guerra na Ucrânia. Até novembro, a Zona Euro acumulou um défice de 15,2 mil milhões de euros, um valor que compara com 17,3 mil milhões em igual período de 2023.

Além disso, verificou-se também uma redução de 18% no défice comercial de combustíveis minerais, para -26,7 mil milhões. Por outro lado, o excedente comercial nos bens industriais aumentou 16,5% para 40,3 mil milhões e o excedente em maquinaria e equipamentos de transporte subiu 10,1% para 16,1 mil milhões.

Em relação ao mês de novembro, a estimativa rápida do Eurostat revela que o excedente comercial da Zona Euro aumentou de 8,6 mil milhões de euros em outubro para 16,4 mil milhões. Este aumento deveu-se principalmente ao aumento do excedente comercial nos produtos químicos (de 20,7 mil milhões para 23,4 mil milhões) e a uma alteração do saldo de outros produtos industriais (de -1,2 mil milhões para 1,9 mil milhões).

Em novembro, as exportações de bens da Zona Euro caíram 1,6% face a igual mês de 2023, para 248,3 mil milhões de euros. Por sua vez, as importações de bens chegaram a 231,9 mil milhões de euros, o que corresponde a uma diminuição de 1% face a novembro de 2023.

Excedente comercial da UE também aumentou

Nos primeiros 11 meses do ano, as exportações de bens da União Europeia (UE) registaram também uma subida no excedente comercial de bens. Os dados do Eurostat revelam que, até novembro, a balança comercial de bens da UE foi excedentária em 135,8 mil milhões de euros. O valor compara com 18,3 mil milhões de euros de excedente registados entre janeiro e novembro de 2023.

Para esse aumento, contribuiu o facto de as exportações da UE terem crescido enquanto as importações caíam. As exportações de bens da UE aumentaram, em termos homólogos, 0,8% para 2.375 mil milhões de euros. Já as importações caíram 4,2% para 2.239,2 mil milhões.

Por outro lado, o comércio intra-UE diminuiu 2,6% para 3.722,2 mil milhões de euros entre janeiro e novembro.

Ver comentários
Saber mais Zona Euro comércio internacional excedente défice bens trocas comerciais UE União Europeia Eurostat
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio