Notícia
Governo privilegia candidatos que dêem descontos de 5% nas eólicas
O Governo vai privilegiar os candidatos que aceitarem vender a energia produzida a partir dos parques eólicos com um desconto de 5% em relação à tarifa normal. Este é um dos critérios das propostas do concurso público internacional que vai ser lançado no
O Governo vai privilegiar os candidatos que aceitarem vender a energia produzida a partir dos parques eólicos com um desconto de 5% em relação à tarifa normal. Este é um dos critérios das propostas do concurso público internacional que vai ser lançado no final deste mês, segundo anunciou hoje o secretário de Estado da Indústria e Inovação Castro Guerra.
A criação de um «cluster» industrial de produção de equipamentos para a energia eólica é outro dos objectivos valorizados neste concurso.
O Governo estima que este «cluster» possa gerar 900 milhões de euros em investimentos e 1600 postos de trabalho directos. Um dos objectivos é fomentar a produção para mercados externos ou para exportação que deverá representar 60% da produção total.
O investimento total no desenvolvimento da nova capacidade eólica, entre a que já está autorizada e a que vai ser posta agora a concurso, deverá atingir os 3,8 mil milhões de euros. Destes, 2,5 mil milhões de euros estão inscritos no programa de investimentos de infra-estruturas prioritárias (PIIP) a executar até 2009.
A criação de um fundo de inovação tecnológica financiado pelos concorrentes é outra das finalidades associadas a este processo. Este fundo deverá ter uma dotação de 35 milhões de euros.
A concurso vão estar 1.700 MW de potência eólica, cujo valor final poderá chegar aos 2000 MW.