Notícia
Governo diz PIB cresce entre 1,75 e 2,25% em 2002 (act)
Oliveira Martins disse hoje que o Governo estima um crescimento entre 1,75 e 2,25% para o produto interno bruto (PIB) nacional no próximo ano, abaixo das anteriores previsões.
No dia 10 de Setembro, no âmbito das Grandes Opções do Plano, O Governo estimava que a economia nacio0nal apresenta-se um crescimento entre 2 a 2,75% no próximo ano. No entanto, devido aos atentados terroristas de 11 de Setembro, o Executivo admitiu rever as suas projecções em baixa, o que efectuou hoje.
De acordo com Oliveira Martins, «estes são números credíveis, porque correspondem às projecções de outros organismos credíveis».
O Fundo Monetário Internacional reduziu recentemente para 1,7% a estimativa de crescimento da economia nacional em 2002, projecção que Oliveira Martins rejeitou na altura.
Caso Portugal cresça 2% (a média do intervalo fixado hoje pelo Governo) em 2002, a economia nacional registará um abrandamento desde 2000, quando o PIB aumentou 3,3%.
Segundo as previsões do Banco de Portugal, efectuadas em Julho e que o Governo tomou como boas, a economia nacional crescerá 2% este ano e entre 1,75 e 2,75% em 2002.
«O próximo orçamento permitirá à economia portuguesa continuar a convergir com a União Europeia, pelo que o produto interno bruto (PIB) deverá crescer mais do que resto dos países da UE», afirmou o responsável das finanças em conferência de imprensa, após a discussão do OE 2002 com os partidos representados na Assembleia da Républica.