Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo aprova integração de 2.995 trabalhadores no SNS

O Conselho de Ministros aprovou a integração de 2.995 profissionais no Seviço Nacional de Saúde. Estão abrangidos enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e assistentes técnicos e operacionais.

01 de Outubro de 2020 às 14:17
  • ...
O Conselho de Ministros desta quinta-feira aprovou a integração de 2.995 profissionais no Serviço Nacional de Saúde. Os trabalhadores estão distribuídos por vários grupos profissionais, que incluem enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e assistentes técnicos e operacionais. Esta integração acontece "sem prejuízo de contratações de profissionais de saúde, ao abrigo de procedimentos concursais específicos", lê-se no comunicado do Conselho de Ministros. 


De acordo com a mesma nota, a medida "visa promover a estabilidade no emprego em linha com o Programa do Governo e com o Programa de Estabilização Económica e Social, destinando-se a colmatar as necessidades de prestação direta de cuidados e de prestação de serviços de suporte, permitindo fixar no SNS profissionais de saúde através da conversão de contratos a termo resolutivo celebrados ao abrigo do regime excecional de contratação, aprovado no âmbito da pandemia Covid-19". 

Na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros, a ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou que esta medida surge devido ao "contexto excecional decorrente da pandemia", e que o que está previsto é a conversão de contratos a termo para contratos sem termo, sendo que estes profissionais já se encontram em funções. 

"Estes 2295 postos de trabalho não englobam os concursos habituais de recrutamento de pessoal médico, que estão a decorrer, e que abrangem 911 postos de trabalho para médicos hospitalares, 39 para médicos de saúde pública e 435 postos de trabalho para especialistas de medicina geral e familiar", reforçou a ministra da Saúde. 

Vão ser integrados 1320 assistentes operacionais, 912 enfermeiros, 480 assistentes técnicos, 220 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e 63 outros profissionais.

Ver comentários
Saber mais SNS Conselho de Ministros Serviço Nacional de Saúde marta temido
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio