Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

França: protestos violentos levam à detenção de 16 pessoas

Os protestos contra a reforma laboral tornaram-se violentos em algumas cidades francesas. Em Paris, a polícia lançou gás lacrimogénio para dispersar os manifestantes e deteve 16 pessoas.

Negócios 26 de Maio de 2016 às 19:52
  • ...

Violentos confrontos entre manifestantes e a polícia tiveram lugar esta quinta-feira, 26 de Maio, em Paris. De acordo com o The Guardian, as autoridades policiais detiveram 16 pessoas e lançaram gás lacrimogénio para dispersar quem se manifestava contra a nova lei laboral.

Os protestos estão a ter lugar em várias cidades francesas e são os mais violentos desde que, há dois meses, começaram as demonstrações contra a nova lei. O jornal britânico escreve que "a linha dura do sindicato CGT intensificou radicalmente a sua estratégia e está agora a tentar bloquear a oferta de combustível no país para forçar [François] Hollande a abandonar as reformas que consideram uma traição aos direitos dos trabalhadores".

O primeiro-ministro Manuel Valls já garantiu que o seu Governo não vai deixar cair a nova lei laboral, mas admitiu realizar algumas "alterações" ou "melhorias". "Não se pode bloquear um país. Não podem atacar os interesses económicos de França desta maneira", disse Valls perante o Senado, classificando a CGT como "irresponsável".

A verdade é que esta quinta-feira o país está praticamente paralisado (refinarias, centrais nucleares, tráfego aéreo ou comboios) e um terço das bombas de combustíveis estão vazias ou com níveis "perigosamente baixos". 

Ver comentários
Saber mais França lei laboral Paris protestos Manuel Valls François Hollande
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio