Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Exportações e importações portuguesas com colapso de quase 40% em abril

As exportações nacionais afundaram em todas as categorias, em abril, à exceção dos produtosa limentares que registaram um acréscimo ligeiro.

09 de Junho de 2020 às 11:08
  • ...

A pandemia de covid-19 teve um forte impacto nas trocas comerciais de Portugal. Isso mesmo é visível nos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta terça-feira, 9 de junho, que mostram que as exportações portuguesas afundaram 39,8% em abril, enquanto as importações colapsaram 39,1%.

 

Estas variações seguem-se a quebras já significativas em março, de 12,7% das exportações e de 11,6% das importações, que refletiram já o impacto da pandemia, que paralisou parte da atividade económica do país.

 

Em abril, quase todas as categorias de produtos apresentaram decréscimos significativos, destacando-se as exportações e importações de material de transporte, com quebras de 77,6% e 75,2%, respetivamente. A única categoria de produtos onde se registou um aumento nas exportações foi a de Produtos alimentares e bebidas, com uma subida ligeira de 0,3%.

 

No caso das importações nenhuma das grandes categorias de bens registou um aumento. Contudo, as compras ao estrangeiro de produtos relacionados com a covid-19 subiram de forma acelerada, sobretudo à China, que se tornou assim o único país a quem Portugal comprou mais em abril.

 

No total, a compra deste tipo de produtos cresceu 18,7%, em resultado principalmente do acréscimo das importações de equipamentos de proteção, sobretudo máscaras (+201,5%), que já tinham registado um aumento de 31,6% em março.

 

Olhando aos principais parceiros comerciais de Portugal, registaram-se decréscimos nas exportações para todos os destinos, com destaque para Espanha, com uma descida de 43,3%. Já nas importações, destacam-se as diminuições de Espanha (-36,7%) e Alemanha (-54,5%), principalmente de Material de transporte.

 

Tendo em conta as variações nas exportações e importações portuguesas, o défice da balança comercial de bens registou uma diminuição de 672 milhões de euros face ao mês de abril de 2019, atingindo 1.131 milhões de euros.

 

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, a balança comercial atingiu um saldo negativo de 879 milhões de euros, correspondente a uma diminuição do défice de 468 milhões de euros em relação a abril de 2019.

 

Fazendo as contas aos dois primeiros meses em que foi sentido o impacto da pandemia em Portugal, março e abril, a covid-19 gerou, no total, uma redução de 25,9% nas exportações de 25,2% nas importações.


(Notícia atualizada às 11:40)
Ver comentários
Saber mais Exportações importações Portugal Instituto Nacional de Estatística INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio