Notícia
Ex-secretário da NATO será o novo ministro das Finanças da Noruega
Antes de liderar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), entre 2014 e 2024, Jens Stoltenberg foi primeiro-ministro da Noruega.
O ex-secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, anunciou esta terça-feira que regressará ao governo da Noruega como ministro das Finanças, noticia a agência Associated Press (AP). O responsável esteve à frente dos destinos da NATO entre 2014 e outubro de 2024, quando passou o testemunho ao atual secretário-geral Mark Rutte. Antes de liderar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) Stoltenberg foi primeiro-ministro da Noruega.
A permanência de Stoltenberg na NATO durante uma década deveu-se à necessidade de prolongar o seu mandado várias vezes para manter um comando firme da organização após a invasão da Ucrânia pela Rússia há três anos, em fevereiro de 2022. Nessa altura, o responsável queria sair para ir chefiar o banco central da Noruega, escreve a AP.
Este abandono deixou o atual primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, líder do Partido Trabalhista (de centro-esquerda) - do qual Stoltenberg faz parte -, com vários cargos vagos no Governo para preencher, entre eles o do ministro das Finanças. A pasta era até agora ocupada por Trygve Slagsvold Vedum, líder do Partido de Centro.
Stoltenberg e Gahr Støre estiveram juntos esta terça-feira num evento em Oslo, no qual o primeiro-ministro apresentou a sua nova equipa, sem no entanto mencionar explicitamente o novo cargo de Stoltenberg.