Notícia
Empresas com crédito em vários bancos conseguem condições mais vantajosas
Quanto mais variadas forem as relações bancárias de uma empresa, mais baixos serão os custos do crédito contraído, conclui um estudo divulgado hoje pelo Banco de Portugal. A mesma fonte revela que essa relação é tão mais acentuada quanto mais competitivo for o ambiente em que os bancos operam.
13 de Julho de 2009 às 17:43
Quanto mais variadas forem as relações bancárias de uma empresa, mais baixos serão os custos do crédito contraído, conclui um estudo divulgado hoje pelo Banco de Portugal. A mesma fonte revela que essa relação é tão mais acentuada quanto mais competitivo for o ambiente em que os bancos operam.
Se adicionar um banco às suas relações financeiras, uma empresa pode conseguir baixar a sua taxa de juro no crédito bancário entre 9 e 20 pontos base, em média, uma “magnitude significativa tanto económica como estatisticamente”, segundo os autores do estudo que ressalvam o facto deste efeito não existir quando se tratam de micro ou novas empresas.
O estudo incide também sobre como a competitividade bancária afecta a interacção existente entre o número de relações bancárias e as taxas de juro. E conclui que as empresas que operam em mercados com elevada competição bancária ainda beneficiam mais da diversificação de relações quando vão contrair empréstimos.
Diana Bonfim, Qinglei Dai, Francesco Franco, autores do “working paper” explicam que a diferença de resultados entre micro e novas empresas e o resto da amostra, se deve a vários factores, como os riscos mais elevados, a informação mais opaca e a menor credibilidade da possibilidade de irem para outro bancos, características que reduzem o poder negocial.
“Os nossos resultados sugerem que as empresas podem melhorar as suas condições de financiamento quando pedem empréstimos a vários bancos ao mesmo tempo, resultando num maior poder negocial no mercado de crédito”, concluem os autores.
O estudo foi feito assumindo um mercado de crédito com “reduzida assimetria na informação”.
Se adicionar um banco às suas relações financeiras, uma empresa pode conseguir baixar a sua taxa de juro no crédito bancário entre 9 e 20 pontos base, em média, uma “magnitude significativa tanto económica como estatisticamente”, segundo os autores do estudo que ressalvam o facto deste efeito não existir quando se tratam de micro ou novas empresas.
Diana Bonfim, Qinglei Dai, Francesco Franco, autores do “working paper” explicam que a diferença de resultados entre micro e novas empresas e o resto da amostra, se deve a vários factores, como os riscos mais elevados, a informação mais opaca e a menor credibilidade da possibilidade de irem para outro bancos, características que reduzem o poder negocial.
“Os nossos resultados sugerem que as empresas podem melhorar as suas condições de financiamento quando pedem empréstimos a vários bancos ao mesmo tempo, resultando num maior poder negocial no mercado de crédito”, concluem os autores.
O estudo foi feito assumindo um mercado de crédito com “reduzida assimetria na informação”.