Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Em mês de crise política, confiança dos consumidores cai para mínimo de um ano

A confiança dos consumidores portugueses recuou em março após três subidas consecutivas e atingiu mesmo o valor mais baixo dos últimos 12 meses.

Armando Franca/AP
28 de Março de 2025 às 09:47
  • ...

O indicador de confiança dos consumidores portugueses recuou em março para -18 pontos, o valor mais baixo desde igual mês do ano passado e interrompendo uma série de três meses de melhoria, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). 

A quebra no indicador deveu-se, sobretudo, às perspetivas de evolução futura da situação económica do país, que poderá ter sido afetada pela crise política que levou à queda do Governo e à convocação de eleições legislativas a 18 de maio. Também as expetativas de evolução da situação financeira do agregado familiar e a realização de compras importantes pelas famílias se deterioraram.

Já as perspetivas relativas à evolução futura dos preços aumentou nos últimos dois meses, após a diminuição observada em janeiro, atingindo o
máximo desde novembro de 2022.

O indicador de clima económico, por seu turno, somou a terceira quebra mensal consecutiva e fixou-se em 2,1 pontos, o valor mais baixo desde setembro.

Os indicadores de confiança diminuíram em todos os setores, na Construção e Obras Públicas, nos Serviços, e apenas ligeiramente, no Comércio e na Indústria Transformadora.



Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio