Notícia
Economia global tem 50% de probabilidade de entrar em recessão, estima Citigroup
O banco de investimento acredita que existe 50% de probabilidade de a economia mundial poder entrar em recessão. Ainda assim, especialistas apontam para um crescimento de 3% este ano e 2,8% em 2023.
O Citigroup acredita que existe 50% de probabilidade da economia global poder atravessar uma recessão, à medida que os bancos centrais endurecem a política monetária para fazer frente à inflação e que a procura diminui.
"A experiência histórica ensina que muitas vezes o combate contra a inflação acarreta custos para o crescimento económico, pelo que vemos 50% de probabilidade de a economia poder entrar em recessão", alerta o banco de investimento, numa nota de "research", citada pela Bloomberg.
Os analistas justificam a sua aposta na possibilidade de os bancos centrais "ainda poderem efetuar uma ‘aterragem suave’ da política monetária falcão", porém "isso exige que os choques da oferta diminuam e que a procura permaneça resiliente", adverte o banco de investimento.
Mesmo com estas perspetivas, os especialistas apontam para que a economia mundial possa crescer 3% este ano e 2,8% em 2023.
Desde que o ano começou mais de 60 bancos centrais seguiram um movimento de aperto monetário, como não era visto desde o ano 2000. Na Zona Euro, o Banco Central Europeu sobe as taxas de juro em julho, pela primeira vez desde 2011.