Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Duisenberg diz BCE deve focar-se na estabilidade dos preços

Wim Duisemberg, presidente do Banco Central Europeu, disse hoje que a autoridade monetária da Zona Euro terá que focar-se na estabilidade dos preços nos países que partilham a moeda única.

14 de Novembro de 2001 às 16:10
  • ...
Wim Duisemberg, presidente do Banco Central Europeu, disse hoje que a autoridade monetária da Zona Euro terá que focar-se na estabilidade dos preços nos países que partilham a moeda única.

Duisenberg, que falava ao Comité das Regiões da União Europeia, disse que «a política monetária deverá focar-se na estabilidade dos preços na área do euro como um todo».

As declarações de Duisenberg induzem que o BCE, para voltar a baixar as taxas de juro na Zona Euro, terá de observar o prolongamento da descida do crescimento dos preços.

A meta do BCE é que a inflação da Zona Euro desça abaixo dos 2%, valor que não se regista há 16 meses. No entanto nos últimos cinco meses a inflação tem registado uma trajectória descendente na Zona Euro, atingindo os 2,4% em Outubro.

«A definição de estabilidade dos preços deve ser encarada como o principal objectivo do BCE», disse Duisenberg, acrescentando que «independentemente das circunstâncias deve ser encarado como um ponto de referência».

Apesar de ter baixado as taxas de juro em 50 pontos base na última reunião, o BCE tem sido mais lento e menos agressivo que os seus congéneres em baixar o custo do dinheiro, pelo facto de ter como principal objectivo a estabilidade dos preços.

Pelo contrário, a Reserva Federal norte-americana (FED) tem como principal objectivo impulsionar o crescimento económico, sem pressões inflacionistas, dai este ano ter baixado as taxas de juro por dez vezes.

A autoridade monetária europeia estima que a inflação da Zona Euro desça abaixo dos 2% em 2002.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio