Notícia
Defesa: Pires de Lima e Santos Pereira ouvidos na próxima semana
O ministro da Economia e o seu antecessor vão ser ouvidos, quarta e segunda-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito aos Programas de Aquisição de Equipamentos Militares.
Segundo o agendamento dos serviços da Assembleia da República, António Pires de Lima vai deslocar-se ao Parlamento na quarta-feira, pelas 15:00, um dia depois de Álvaro Santos Pereira ter a sua audição perante os deputados das várias forças políticas, na segunda-feira, sobre as aeronaves EH-101, P-3 Orion, C-295, torpedos, F-16, submarinos U-291 e blindados Pandur II.
Por consenso dos diversos grupos parlamentares, ficou também decidido dispensar, para já, as convocatórias de outros antigos titulares das pastas, por considerarem, após a audição ao também ex-responsável pela Economia Álvaro Barreto, que os seus mandatos não terem "incidido sobre os objectos do inquérito".
Vieira da Silva, Carlos Tavares e Manuel Pinho ficaram assim, sem prejuízo de voltarem a ser convocados, livres de comparecer na comissão de inquérito.
Os trabalhos vão continuar segunda-feira com a presença do ex-ministro da Defesa Luís Amado, pelas 15:00, precisamente depois de Santos Pereira, seguindo-se a sessão com antigo presidente da Comissão Permanente para Avaliação das Contrapartidas (CPAC), Rui Neves.
Pela manhã, nessa mesma reunião, os deputados vão decidir sobre o requerimento do PS de fazer deslocar uma missão da comissão de inquérito a Munique para obter documentos e testemunhos relativos ao processo que condenou várias pessoas por corrupção no negócio de venda de dois submarinos por um consórcio alemão ao Estado português.
A iniciativa mereceu comentários bem-humorados, sendo a eventual "visita de grupo" também apelidada de "petit comité" ou encarada como uma "digressão" ou um "fait-divers" e deverá merecer "chumbo", pelo menos, por parte da maioria PSD/CDS-PP.
Terça-feira, o antigo deputado socialista Ventura Leite será ouvido, pelas 10:00, seguindo-se mais dois antigos presidentes da CPAC - Pedro Catarino e Pedro Brandão Rodrigues, respectivamente às 15:00 e às 17:30.
O director-geral das Actividades Económicas, Artur Manuel Lami, vai anteceder Pires de Lima, na quarta-feira, pelas 10:00.
Finalmente, entre as 14:30 e as 17:30 de quinta-feira - último dia de trabalhos antes das férias, que se vão estender até 25 de agosto, será a vez dos peritos e responsáveis de empresas ligadas, entre outras, à indústria aeronáutica José Rui Felizardo, Francisco Vilhena da Cunha e Carlos Moura.