Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Custo de vida em Lisboa é mais elevado do que em Madrid

O custo de vida em Lisboa, em sectores como a saúde e os transportes, foi mais elevado que em Madrid, em 2005, segundo uma análise efectuada pelos Instituto Nacional de Estatística (INE) nacional e o Instituto Nacional de Estadística de Espana.

20 de Dezembro de 2006 às 11:53
  • ...

O custo de vida em Lisboa, em sectores como a saúde e os transportes, foi mais elevado que em Madrid, em 2005, segundo uma análise efectuada pelos Instituto Nacional de Estatística (INE) nacional e o Instituto Nacional de Estadística de Espana.

Segundo a 3ª edição de "A Península Ibérica em Números/La Península Ibérica en Cifras 2006", os custos das bebidas alcoólicas e tabaco, da saúde, transportes e outros bens e serviços "eram superiores" em Lisboa. Já Madrid, tinha preços "mais elevados" em bens como vestuário e calçado e nas comunicações.

Em 2005, a taxa de inflação anual era de 3,4% em Espanha enquanto que em Portugal se situava nos 2,1%, um valor abaixo da média europeia (2,2%).

Quantos às despesas das famílias, revelaram-se mais elevadas em Espanha, atingindo os 11.800 euros por habitante contra os 8.900 euros em Portugal.

O INE sublinha que em 2005 o peso da população com 65 e mais anos em Portugal e Espanha era muito semelhante, 17% e 16,8%, respectivamente, e muito próxima da média europeia, 16,5%, com os dois países a apresentarem taxas de natalidade muito próximas. Em Portugal, registaram-se 10,4 nascimentos por mil habitantes enquanto que em Espanha foram 10,7.

Abandono escolar é superior em Portugal

Também o abandono escolar é mais elevado em Portugal do que em Espanha. "Apesar das melhorias registadas o abandono escolar no nosso país em 2005, na população entre os 18 e 24 anos, situou-se próximo de 38,6%", explica o INE, acrescentando que em Espanha foi "ligeiramente" superior a 30%.

Relativamente ao mercado de trabalho, no nosso país "apenas 13% da população empregada possuía, em 2004, o ensino superior, enquanto que em Espanha essa percentagem se situava em 31%, valor bastante acima da média da UE a 25 (24%).

Espanha é o principal parceiro de Portugal mas o contrário não se verifica

A análise conclui ainda que Portugal continuou a ter Espanha como principal parceiro nas trocas comerciais em 2005.

Uma situação que não foi recíproca, uma vez que o país vizinho teve como principais parceiros a Alemanha e a França.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio