Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Costa hoje com Lagarde em Davos no dia em que Portugal antecipa 800 milhões ao FMI

O primeiro-ministro, António Costa, reúne-se hoje, de manhã, em Davos, na Suíça, com a directora-geral do FMI, Christine Lagarde, no dia em que Portugal antecipa a esta instituição um pagamento de 800 milhões de euros.

6.ª Christine Lagarde (FMI)
Manteve a posição do rankingo do ano passado. A directora-geral do FMI é a sexta mulher mais poderosa a nível mundial, segundo a Forbes. O que acontece quando foi nomeada para segundo mandato à frente do Fundo Monetário Internacional. As várias crises económicas que tem de acudir mantêm-na presa ao topo.
Reuters
24 de Janeiro de 2018 às 08:21
  • ...

Esta será a segunda vez que António Costa se encontra com a francesa directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) no âmbito do Fórum Económico Mundial, repetindo assim a reunião que teve no ano passado.

 

No entanto, agora, de acordo com fonte oficial do executivo português, o encontro de hoje "apresenta o significado político-económico de coincidir com o pagamento da última tranche que Portugal suportará com juros elevados" pelo empréstimo contraído junto do FMI em 2011.

 

Na segunda-feira, em Bruxelas, o secretário de Estado das Finanças anunciou que Portugal efectuará o pagamento antecipado de 800 milhões de euros ao FMI, concluindo assim o reembolso da tranche mais cara do empréstimo desta instituição.

 

"Tive oportunidade de informar os meus colegas do Eurogrupo de que Portugal ia fazer o pagamento dos 800 milhões de euros do empréstimo do FMI que correspondem à parte final daquilo que era a autorização concedida, mas também daquilo que era o empréstimo em condições menos favoráveis", anunciou Ricardo Mourinho Félix, em declarações aos jornalistas após a primeira reunião do Eurogrupo presidida por Mário Centeno.

 

Hoje, em Davos, o primeiro-ministro será o principal orador de um almoço promovido pelo executivo de Lisboa e pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), numa iniciativa intitulada "Porquê Portugal e porquê agora".

 

Nesse almoço, além dos ministros da Economia e das Finanças, estarão presentes "dezenas de potenciais investidores estrangeiros" em Portugal, assim como editores e directores de alguns dos mais influentes órgãos de comunicação social internacionais.

 

"Nesta iniciativa, procuraremos passar a mensagem de que Portugal é uma boa aposta para se investir e fazer negócio agora", referiu fonte do executivo.

 

Ainda durante o dia de hoje, ao final da tarde, António Costa estará presente na qualidade de convidado no "Web Summit reception" - uma iniciativa promovida pelo co-fundador e presidente executivo deste evento, o irlandês Paddy Cosgrave.

 

Ver comentários
Saber mais António Costa primeiro-ministro Fundo Monetário Internacional Fórum Económico Mundial
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio