Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Consumo de energia em Portugal cresce 15% em 2000

O consumo de energia em Portugal aumentou 15% no último ano, registando a segunda maior taxa de crescimento a nível mundial, segundo um estudo efectuado pela British Petroleum (BP), designado...

29 de Junho de 2001 às 17:18
  • ...
O consumo de energia em Portugal aumentou 15% no último ano, registando a segunda maior taxa de crescimento a nível mundial, segundo um estudo efectuado pela British Petroleum (BP), designado «Statistical Review of World Energy».

Portugal ficou apenas atrás do Bangladesh em termos de taxa de crescimento do consumo de energia, com o país asiático a apresentar um aumento de 18% ao longo do último ano.

A nível global, o consumo de energia progrediu 2,1% no ano passado, invertendo a «tendência de estagnação» verificada nos dois anos anteriores, devido ao «forte crescimento da economia mundial e ao regresso a um Inverno mais rigoroso», de acordo com o referido estudo.

O maior contributo para o consumo de energia veio dos países integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), segundo a mesma fonte. Nos Estados Unidos (EUA) e no Canadá, que representam mais de 28% da procura mundial, o consumo aumentou 2,6%, contra a progressão de 1,1% verificada na União Europeia e no Japão.

Na Ásia, o consumo cresceu 5,1%, uma evolução que não foi acompanhada pela China, em que a procura total de energia caiu perlo quarto ano consecutivo. O consumo na Ásia, Médio Oriente, América Central e do Sul ficou abaixo da média dos últimos 10 anos, enquanto em África manteve-se o nível de crescimento, de acordo com a BP.

Gás natural lidera crescimento do consumo

Segundo a companhia petrolífera, o gás natural foi o combustível que apresentou o crescimento mais elevado ao nível do consumo, ao subir 4,8%, enquanto a produção registou um incremento na ordem dos 4,1%.

O aumento do consumo de petróleo cifrou-se em 1%, uma evolução interpretada pelos analistas como uma reacção ao aumento dos preços, que cresceram uma média de 58% no ano passado.

Relativamente à energia eléctrica, verificou-se um aumento de 1,7% na produção global, com a descida de 14,1% registada nos EUA a ser contrariada pelos ganhos em África, América do Sul e na região da Ásia-Pacífico, segundo a BP.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio