Notícia
Consolidação orçamental “está em marcha”
O primeiro-ministro considerou hoje que a consolidação orçamental em Portugal está em marcha e que a redução do défice em 2006 para 3,9% é um resultado "extraordinário". Sócrates adiantou que este valor se ficou a dever à redução da despesa pública e most
O primeiro-ministro considerou hoje que a consolidação orçamental em Portugal está em marcha e que a redução do défice em 2006 para 3,9% é um resultado "extraordinário". Sócrates adiantou que este valor se ficou a dever à redução da despesa pública e mostra que a consolidação orçamental é compatível com crescimento económico.
Qualquer que seja o ponto de vista, este "é um resultado extraordinário", disse Sócrates, referindo-se ao défice de 3,9% do PIB conseguido em 2006.
O primeiro ministro, no debate mensal na Assembleia República, assinalou que a despesa pública primária registou a maior redução dos últimos 30 anos em Portugal. Destacou que mais de 75% da redução do défice se deve à redução da despesa
"É falso que a maior parte da redução [do défice] se deve à redução do investimento", adiantou Sócrates, acrescentando que."a despesa corrente, que caiu um ponto em percentagem do PIB, teve a maior redução dos últimos 30 anos".
"Esta redução resulta de mudanças estruturais, sem recurso a medidas extraordinárias e a engenharia financeira", disse Sócrates.
"A consolidação orçamental está finalmente em marcha" e Portugal "está no caminho certo", adiantou o primeiro-ministro, reconhecendo que "o esforço dos portugueses está a valer a pena".
"È a eles [portugueses] que se deve" esta redução, e a todos irá beneficiar".
Salientou também que "é possível fazer uma consolidação orçamental com o crescimento económico". O PIB português cresceu 1,3% no ano passado.