Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Chipre admite pedir resgate antes do final de Junho

Há mais um país da Zona Euro à beira de pedir um resgate. O Chipre deverá recorrer à ajuda internacional até ao final deste mês, admitiu hoje o ministro das Finanças cipriota, Vassos Shiarly.

11 de Junho de 2012 às 17:43
  • 7
  • ...
O ministro das Finanças do Chipre, Vassos Shiarly, admitiu esta manhã que o país pode recorrer à ajuda externa até ao final deste mês.

"A situação é urgente. Sabemos que a recapitalização dos bancos tem de estar concluída até ao final deste mês e faltam pouco dias", disse aos jornalistas o ministro das Finanças, citado pelo El País. Vassos Shiarly avançou ainda que a ajuda não se destinará apenas ao sector bancário mas sim ao país. “Será um pedido mais abrangente que resolva não apenas as circunstâncias presentes e a recapitalização dos bancos mas também as necessidades futuras”, esclareceu o ministro das Finanças, citado pela Reuters.

O responsável não avançou com nenhum valor mas o país tem 2 mil milhões de euros de dívida de curto prazo que atinge a maturidade este ano.

Além disso, o Chipre tem um grave problema no sector bancário devido à exposição à economia grega. De acordo com a Reuters, só o segundo maior banco do país, o Cyprus Popular Bank, pode precisar de um montante equivalente a 10% o PIB do Chipre (17,5 mil milhões de euros). Neste momento, o governo procura um investidor que esteja disponível para injectar 1,8 mil milhões de euros no banco mas se isso não acontecer até ao final do mês o governo será forçado a entrar no banco.

Números da economia cipriota
O Chipre representa 0,2% da economia da Zona Euro.

O produto interno bruto (PIB) do país totaliza 17,5 mil milhões de euros.

Em Abril, a taxa de desemprego atingiu os 10,1% (a média da Zona Euro é 11%)

O país atravessa, actualmente, uma recessão económica após três trimestres consecutivos em contracção. No primeiro trimestre de 2012, o PIB do país caiu 0,3%.
Ver comentários
Saber mais Chipre ajuda externa Vassos Shiarly Zona Euro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio