Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Câmara de Leiria lança "Cartão família" que dá descontos em tempos de crise

A Câmara Municipal de Leiria lançou o "Cartão Família", com o qual pretende minorar os efeitos da crise, proporcionando descontos em produtos e serviços a famílias carenciadas do concelho, disse a presidente da autarquia, Isabel Damasceno.

18 de Maio de 2009 às 11:33
  • ...
A Câmara Municipal de Leiria lançou o "Cartão Família", com o qual pretende minorar os efeitos da crise, proporcionando descontos em produtos e serviços a famílias carenciadas do concelho, disse a presidente da autarquia, Isabel Damasceno.



A autarca explicou que esta iniciativa contempla a criação de "condições vantajosas para famílias com dificuldades económicas" no acesso a diversos bens.

Às famílias portadoras do cartão, o município compromete-se a isentar de taxas de licenciamento a construção ou alteração de habitação, a aplicar a tarifa de beneficência no consumo de água e a reduzir rendas de habitações sociais propriedade da autarquia.

Por outro lado, a iniciativa quer fomentar a participação das famílias em iniciativas de carácter cultural, desportivo e recreativo, esclareceu Isabel Damasceno, adiantando que as famílias beneficiárias deste cartão são seleccionadas através dos mesmos critérios do Rendimento Social de Inserção.

A presidente da Câmara Municipal de Leiria destacou ainda o envolvimento das empresas no "Cartão Família", sublinhando que "a ajuda às famílias no contexto da actual crise não é só uma responsabilidade do Estado ou das autarquias".

Para o efeito, a autarquia assinou um protocolo com a Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI) e a Associação Comercial e Industrial de Leiria, Batalha e Porto de Mós, que cria as empresas "Amigas da Família", cabendo a estas duas entidades a divulgação do cartão pelos respectivos associados.

Neste projecto, as empresas são convidadas a reduzir os preços dos seus produtos e serviços quer para famílias, mas também para instituições de solidariedade social que tenham valências de apoio à família.

Às instituições, o apoio pode ainda ser financeiro, em géneros e mão-de-obra. O presidente da NERLEI, Pedro Faria, mostrou-se convicto de que "vai haver muitas empresas a aderir".

"Há a consciência que todos, incluindo as empresas, têm que ser solidários em tempo de crise", declarou, acrescentando que "as empresas, ao darem descontos a famílias, poderão eventualmente vender produtos que de outra forma não o conseguiriam". O presidente da NERLEI destacou que esta é uma forma das empresas "estarem envolvidas na comunidade", admitindo que esta iniciativa de responsabilidade social acaba por ter reflexos positivos na imagem das empresas.

Desde que foi lançado o cartão, sexta-feira, quatro empresas manifestaram-se interessadas em ser "Amigas da Família". A partir de hoje, o serviço de acção social da Câmara de Leiria recebe as candidaturas das famílias.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio