Notícia
Bruxelas favorável à taxa mundial de pobreza
A Comissão Europeia deu hoje o seu apoio à iniciativa de adopção de uma taxa mundial para lutar contra a pobreza, lançada ontem em Nova Iorque pelos presidentes francês e brasileiro. Bruxelas sublinha contudo que as ideias não passam ainda de um esboço de
A Comissão Europeia deu hoje o seu apoio à iniciativa de adopção de uma taxa mundial para lutar contra a pobreza, lançada ontem em Nova Iorque pelos presidentes francês e brasileiro. Bruxelas sublinha contudo que as ideias não passam ainda de um esboço de trabalho.
«Até hoje, nenhuma desta ideias recebeu apoio suficiente para deixar de ser uma simples ideia», fez notar o comissário para o desenvolvimento, Poul Nielson, durante uma conferência de imprensa, hoje realizada, que servia para apresentar a acção do executivo europeu para colocar o comércio ao serviço do desenvolvimento, noticiou a Agência France Press (AFP).
«Por convicção ideológica, a Comissão apoia tudo o que pode conduzir a estabelecer um nível mundial de fontes de financiamento a favor do bem público, tudo o que pode permitir à sociedade internacional funcionar efectivamente como uma sociedade», sublinhou contudo o mesmo comissário.
Na véspera da abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) o presidente francês Jacques Chirac e o seu homólogo brasileiro Lula da Silva reuniram os representantes de 55 países para pedir a reunião de instrumentos financeiros internacionais que permitam atingir o objectivo da ONU de redução de metade da pobreza existente no mundo nos próximos anos.