Notícia
BCE mantém taxas de juro inalteradas
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu, hoje, manter as taxas de juro inalteradas. Contudo, os analistas esperam um aumento no primeiro trimestre deste ano, no sentido de evitar um sobreaquecimento...
Os responsáveis máximos do BCE, afirmaram que «nas duas últimas semanas, que qualquer aumento da inflação causado pelo aumento dos preços do petróleo será temporário». O crescimento na zona euro é estimado em 2,9% este ano, «o maior registado nesta década», segundo um comissário europeu. Recorde-se que a inflação anual na «eurolândia» situou-se nos 1,5% em Novembro. Segundo os analistas, «a inflação poderá atingir os 2%, nos próximos meses, como repercussão do dobro dos preços do petróleo, nos últimos 12 meses».
A reacção dos mercados bolsistas europeus, foi neutra, à excepção de Lisboa, que acusou algum receio de «mexida» nos juros, transaccionando agora em terreno negativo. Deste modo, o BVL30 e PSI20 registavam perdas de 0,38% e 0,35%, respectivamente, enquanto Madrid, Paris e Frankfurt transaccionavam acima da linha de «água». Deste modo, o IBEX ganhava 0,37%, enquanto o CAC40 e o DAX valorizavam 0,83% e 0,13%, respectivamente.