Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banqueiros aplaudem crescimento do PIB baseado nas exportações

Os presidentes do Banif, Marques dos Santos, e do Santander Totta, Nuno Amado, realçaram hoje à Lusa o contributo do aumento das exportações para o crescimento de 0,4 por cento do PIB no terceiro trimestre em cadeia.

12 de Novembro de 2010 às 13:15
  • ...
"É bom sinal, sobretudo porque o crescimento do PIB teve por base o aumento das exportações e também a retoma do investimento", disse à Agência Lusa Nuno Amado.

A economia portuguesa cresceu 0,4 por cento no terceiro trimestre face ao três meses anteriores e 1,5 por cento face ao mesmo período do ano passado, de acordo com a estimativa rápida divulgada hoje pelo INE.

Por seu turno, o responsável do Banif, Marques dos Santos, sublinhou "o bom comportamento das exportações para sustentar o crescimento do PIB no terceiro trimestre".

Nuno Amado reforçou que "ainda bem que houve crescimento e pelas boas razões", ainda que tenha levantado dúvidas sobre a evolução da economia no quarto trimestre.

"A Estimativa Rápida do Produto Interno Bruto aponta para um aumento de 1,5 por cento em volume no terceiro trimestre de 2010 face ao período homólogo (1,4 por cento trimestre anterior). Face ao trimestre precedente, o PIB terá registado um aumento de 0,4 por cento", afirma o Instituto Nacional de Estatística.

O crescimento do PIB no terceiro trimestre "traduz o contributivo positiva da Procura Externa Líquida, ao contrário do sucedido no trimestre anterior, sobretudo em resultado do aumento expressivo das Exportações de Bens e Serviços", afirma o INE.

Já a Procura Interna, cujo contributo para a evolução do PIB "tinha sido positivo no segundo trimestre, foi negativo no terceiro trimestre de 2010, devido essencialmente ao comportamento do Investimento".

Ver comentários
Saber mais Banif Marques dos Santos Santander Totta Nuno Amado PIB
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio