Notícia
Atingida embaixada de Portugal em Kiev
Embaixada foi alvo de ataque russo.
A embaixada de Portugal em Kiev foi atingida, esta sexta-feira, após um ataque russo à capital ucraniana.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros avançou: "O Governo português condena de forma veemente os ataques desta madrugada a Kiev, que causaram danos materiais em diversas missões diplomáticas, incluindo a chancelaria da Embaixada de Portugal. É absolutamente inaceitável que qualquer ataque possa visar ou ter impacto em zonas de instalações diplomáticas. O Encarregado de Negócios da Federação Russa foi já chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para que seja apresentado um protesto formal junto da Federação Russa."
Os danos foram registados em algumas janela e portas do edifício, que ficaram danificadas.
Devido ao ataque morreu pelo menos uma pessoa e dez ficaram feridas, o presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, avançou no Telegram que as equipas de busca e salvamento localizaram um corpo e que quatro dos feridos "foram hospitalizados".
Klitschko referiu ainda que existem danos materiais em vários bairros devido ao impacto dos "fragmentos" dos mísseis interceptados, o ataque deixou "630 edifícios residenciais, 16 instituições médicas, 17 escolas e treze creches sem aquecimento".
Já a embaixada portuguesa continua a funcionar e o embaixador está de férias, conforme avança o CM.