Notícia
Alemanha vai aumentar impostos sobre mais valias bolsistas
O Governo alemão que aumentar a taxa de imposto sobre as mais valias bolsistas, de modo a aumentar as receitas fiscais para reduzir o défice orçamental do país.
O anúncio foi feito por Franz Muentefering, secretário-geral do SPD, partido que liderada a coligação que governa a maior economia da Europa.
A mesma fonte chegou a anunciar que as taxas sobre as mais valias das empresas também iriam ser revistas, mas veio depois esclarecer que afinal só as mais valias dos particulares iriam ser afectadas.
A coligação pretende «aumentar as taxas sobre as transacções especulativas» feitas pelos particulares, esclarecendo que «os activos das empresas vão ser excluídos» neste aumento.
Com esta medida o Governo espera arrecadar mais 4,2 mil milhões de euros em impostos em 2003 e 11,3 mil milhões de euros em 2004.
A Alemanha é um dos países europeus com graves problemas orçamentais, tendo dificuldades em cumprir a meta inscrita no Pacto de Estabilidade e Crescimento de ter um défice inferior a 3% do produto interno bruto.
A fraca recuperação da economia não permite à Alemanha recolher as receitas fiscais suficientes para equilibrar as contas públicas do país.