Notícia
Agência da Inovação homologa 82 projectos de investigação em consórcio
A Agência da Inovação, tutelada pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior, homologou hoje 82 projectos de investigação em consórcio no valor de 35 milhões de euros, dos quais 25 milhões de euros financiados por apoios públicos.
Na última aparição em público como presidente da Agência da Inovação, Lino Fernandes, aprovou a homologação de 82 projectos de investigação em consórcio. As acções foram desenvolvidas no âmbito do Programa Operacional Ciência Tecnologia Inovação (POCTI) e Programa Operacional Sociedade de Informação (POSI).
Os planos contam com a participação de 250 empresas e instituições de investigação de diversas áreas tecnológicas e sectores económicos. A agricultura, robótica submarina, desenvolvimento de software, multimédia, telecomunicações, química, biologia, ambiente, mecânica e novos materiais, são algumas das áreas envolvidas nos projectos.
Em jeito de balanço, o ainda presidente afirmou que «as empresas que protagonizam este dinamismo da I&D empresarial são predominantemente de criação recente e têm em geral uma elevada taxa de formação dos seus recursos humanos».
Esta medida é feita com base quer em número de licenciados no total dos trabalhadores (mais do dobro da média da indústria nacional) quer em pós-graduados (cerca de metade destas empresas tem doutorados e mestres nos seus quadros).
Por Tânia Ferreira