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AEP vai levar 15 empresas em missão empresarial ao Irão

Um ano depois, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) vai voltar ao Irão para "fazer negócios que ajudem a equilibrar a balança comercial" com este país, que é desfavorável a Portugal em mais de 117 milhões de euros. A missão empresarial começa no sábado e é composta por representantes de 15 empresas portuguesas.

05 de Maio de 2010 às 11:53
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Um ano depois, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) vai voltar ao Irão para “fazer negócios que ajudem a equilibrar a balança comercial” com este país, que é desfavorável a Portugal em mais de 117 milhões de euros. A missão empresarial começa no sábado e é composta por representantes de 15 empresas portuguesas.

“Pelas nossas afinidades culturais e históricas, pela sua dimensão, localização e influência que tem sobre os países vizinhos e pelas dinâmicas da sua economia, o Irão é hoje um mercado muito interessante para as empresas portuguesas exportadoras”, justifica o presidente da AEP, José António Barros, que vai liderar a comitiva empresarial que vai estar no Irão entre os próximos dias 8 e 13.

Esta iniciativa é o culminar de um “processo de diplomacia económica, iniciado ainda em 2008, que vai proporcionar negócios e abrir outras portas”, salientou José António Barros, hoje de manhã, no Porto, em conferência de imprensa para apresentação desta missão empresarial.

A missão da AEP no Irão visa a prospecção e realização de negócios que possam tornar menos desequilibrada a balança comercial entre os dois países, que no final de 2009 era desfavorável para Portugal em mais de 117 milhões de euros. Portugal importa principalmente petróleo e vende às empresas iranianas máquinas para a indústria, aparelhos mecânicos, equipamentos eléctricos, papel e cartão.

A comitiva portuguesa será constituída por representantes de 15 empresas nacionais, com predominância dos sectores dos materiais de construção e da metalomecânica. A saber: Agrofield (produtos agrícolas), António Meireles (electrodomésticos), Cei-Zipor (maquinaria de corte), CGC Genetics (laboratório de genética), Cinca (cerâmica plana de construção), Decflex (ventilação e ar condicionado), Euroatlantic (companhia aérea de voos charter), Fase (consultoria e projectos de engenharia), Flexidoor (portas metálicas), Irbal (maquinaria para construção civil), Mota Ceramic Solutions (matérias-primas para cerâmica), Plimat (artigos em PVC), VHM (consultoria e gestão de projectos de construção) e Vicaima (madeiras e derivados).

Do programa constam reuniões e contactos com autoridades e empresários iranianos na capital, Teerão, e na segunda cidade do país, Isfahan.



Portugal “é um país respeitado” naquelas paragens e as empresas nacionais “têm de saber capitalizar a seu favor os aspectos de natureza civilizacional que nos aproximam do Irão”, considera o presidente da AEP. Essa é a forma “mais eficaz” para um português “captar a confiança e fazer negócios” num país que “tem estado muito menos exposto à crise do que a grande maioria das economias ditas emergentes”, enfatiza José António Barros.

A AEP está a executar em 2010 o seu maior plano de internacionalização de sempre. Estão envolvidas mais de 150 empresas industriais e de serviços, dos mais variados sectores de actividade, num investimento que ronda os 4,5 milhões de euros, comparticipado em quase metade pelo QREN.

Até ao final do ano, a AEP realizará 31 acções de promoção da oferta nacional em 23 países, de cinco regiões do globo consideradas estratégicas para as empresas portuguesas produtoras de bens e serviços transaccionáveis. Os mercados de Angola, da Rússia e do emirado do Dubai são os que mais iniciativas da AEP acolherão este ano, em que a grande aposta é o Médio Oriente, onde terão lugar três missões multifileiras.

Depois do Irão, seguir-se-á outra missão à Síria e à Jordânia, no final de Junho. A última terá como destino Israel, no final de Outubro. Foram já efectuadas sete das 20 feiras e 11 missões empresariais calendarizadas pela AEP para este ano.

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