Notícia
À Lupa da CPR - CINCA (actualização)
Exportações a crescer - O resultado líquido da CINCA aumentou todos os anos entre 2003 e 2005. - A Empresa distribuiu 2,7 milhões de euros de dividendos em 2006, relativos a resultados de 2005.
Emitente |
Cinca – Companhia Industrial de Cerâmica, S.A. (CINCA) |
Operação |
Papel Comercial – 15 000 000 de euros (quinze milhões de euros) |
Notação |
A-1, com tendência estável, considerando garantia de reembolso integral e atempado. A-2, com tendência estável, não considerando a referida garantia. Estas notações são válidas até 30 de Janeiro de 2007. |
Data da Notação |
28 de Julho de 2006 |
Período Analisado |
2001 a Março de 2006 |
A CINCA apresentou evolução positiva do resultado líquido e da rendibilidade dos capitais próprios entre 2003 e 2005, tendo em termos de força de vendas, sobretudo em 2005, conseguido ultrapassar as dificuldades inicialmente sentidas para penetrar no mercado dos Estados Unidos da América, que é um mercado importante para garantir o crescimento das vendas da Empresa para o exterior, compensando a queda das vendas a que se tem assistido no mercado português. Também a redução do ciclo financeiro de exploração, e especificamente do nível de existências, em 2005 marcou positivamente a actividade da empresa, continuando, contudo, a CINCA a apresentar níveis de existências elevados face ao adequado à sua actividade. Dado o referido, a capacidade da CINCA de honrar atempadamente as emissões de papel comercial ao abrigo do programa sujeito a rating continua a ser forte (A-2), com tendência estável.
Na medida em que as emissões de papel comercial realizadas ao abrigo do programa notado beneficiam de garantia de reembolso integral e atempado, a capacidade de pagamento atempado das emissões de papel comercial realizadas ao abrigo do programa é muito forte (A-1), com tendência estável.
A CPR acompanhará com especial atenção: a política de distribuição de dividendos da CINCA; a evolução dos níveis de existências e da qualidade do serviço; a evolução dos custos energéticos; o processo de contratação de um novo programa de papel comercial para substituir o que se vence em 30 Jan. 2007; e a evolução do desempenho do GRUPO CERAMICHE RICCHETTI (único accionista da CINCA).
Vendas sobem
Em 2005, 45,3% do valor das vendas da CINCA foi atingido através das vendas no mercado português, tendo os restantes 54,7% resultado das exportações. Em 2005, face a 2004, as quantidades vendidas pela CINCA em Portugal diminuíram, enquanto as quantidades exportadas aumentaram. Em termos de valor, as vendas da CINCA em Portugal, entre os referidos períodos, aumentaram 5,3%, devido ao reforço da venda de produtos de gama média-alta, enquanto o valor das exportações aumentou 10,5%. No 1º Trim. 2006, face ao período homólogo do ano anterior, o valor das vendas da CINCA em Portugal aumentou 3,5% e valor das exportações aumentou 9,9%.
Nível de existências
O nível de existências de produtos acabados adequado à actividade desenvolvida pela CINCA ascende 3,5 meses das quantidades vendidas. Este prazo ascendeu a 6,6 meses no final de 2005, tendo diminuído 0,4 meses face ao final de 2004. No final de Mar. 2006 o referido prazo ascendia a 6,2 meses.
Dividendos
No final de 2005, a situação líquida da CINCA ascendia a 28,9 milhões de euros (M€), dos quais 15,6 M€ podiam ser distribuídos aos accionistas. Em Abr. 2006 a CINCA distribuiu 2,7 M€ de dividendos, relativos ao exercício de 2005 e equivalentes a 90,6% do resultado líquido.
O GRUPO CERAMICHE RICCHETTI não apresentou uma política de distribuição de dividendos para a CINCA. Contudo, esta prevê que se deverá manter uma taxa de distribuição dos resultados próxima dos 100%.
Perspectivas 2006
A CINCA perspectiva para 2006 aumentos significativos do custo das matérias-primas e dos custos energéticos. A Empresa terá também de continuar a enfrentar o incremento da concorrência das importações vindas da China, dos países da Europa de Leste e do Extremo Oriente. Neste contexto, a CINCA pretende continuar a migração da sua gama para produtos de segmentos superiores e consolidar a sua estratégia de expansão nos mercados de exportação.