Notícia
O dia num minuto: As novas taxas de retenção, o abalo chinês, o Montijo e o McLaren
Já se conhecem as taxas de retenção na fonte da sobretaxa. A China continua abalar os mercados mundiais e o Governo assume que está a negociar um aeroporto complementar no Montijo. O novo e muito caro McLaren esgotou em duas semanas.
Novas taxas de retenção da sobretaxa ditam redução generalizada. O Ministério das Finanças divulgou esta quinta-feira um conjunto de exemplos sobre o impacto que as taxas de retenção na fonte da sobretaxa terão sobre o rendimento mensal de pensionistas e de trabalhadores dependentes ao longo de 2016. Como seria de esperar, por força da redução do próprio valor da sobretaxa, há uma redução generalizada dos valores a reter, e que terá tradução num aumento do rendimento mensal dos contribuintes. Veja aqui os exemplos.
Metro e Carris com nova administração. O Governo nomeou um novo conselho de administração para o Metropolitano de Lisboa e, consequentemente, para a Carris, Transtejo e Soflusa. Tiago Farias, ex-administrador da EMEL e, nos últimos dois anos, director municipal de mobilidade e transportes da Câmara Municipal de Lisboa, vai presidir às empresas que actuam sob a marca Transportes de Lisboa, substituindo Rui Loureiro. A decisão sobre os novos membros dos conselhos de administração das empresas de transporte foi aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros.
China abala mercados mundiais. As bolsas europeias encerraram no "vermelho" esta quinta-feira, pressionadas pelo novo colapso na praça chinesa, que determinou a suspensão da negociação após 30 minutos do início da sessão. Nessa altura já caíam mais de 7%, o que fez accionar, pela segunda vez esta semana, o mecanismo de suspensão das negociações, criado para travar fortes volatilidades no mercado. Nestes cinco gráficos pode ver como é que a China está a abalar os mercados mundiais.
Perante este cenário, George Soros considera que os mercados estão em crise e aconselhou os investidores a serem cautelosos. As preocupações do conhecido investidor estão relacionadas sobretudo com a China, que está "à procura de um novo modelo de crescimento", sendo que a desvalorização da moeda do país está a "transferir" problemas para o resto do mundo. Num discurso efectuado no Sri Lanka, onde participou num fórum económico, Soros comparou a actual crise nos mercados com o que aconteceu em 2008, ano em que a crise financeira ditou o colapso do Lehman Brothers.
Governo assume novo aeroporto no Montijo. O ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, confirmou esta quinta-feira que o Governo retomou os estudos para instalar o aeroporto complementar à Portela no Montijo. E adiantou que já está a trabalhar com a ANA, gestora aeroportuária nacional. O contrato assinado entre o Estado português e a francesa Vinci, dona da ANA, determina que uma solução para aumentar a capacidade aeroportuária da capital tenha de começar a ser pensada quando se alcançarem os 22 milhões de passageiros, número que poderá ser atingido já este ano, tal como avançou o Negócios na sua edição de quarta-feira.
VW começam a ser reparados no final do mês. A Siva, importadora portuguesa do grupo Volkswagen, garantiu esta quinta-feira, que a reparação dos veículos afectados pelo escândalo de manipulação de emissões poluentes arrancará no final de Janeiro. "Estamos a estudar a implementação em Portugal" das medidas propostas pelo grupo automóvel alemão, garantiu o administrador da Siva, Fernando Monteiro, num encontro com jornalistas. "Cabe à Volkswagen AG comunicar. A nossa responsabilidade é implementar a acção em Portugal", acrescentou o responsável em conferência de imprensa.
DBRS corta "rating" do Novo Banco. Algumas das obrigações do Novo Banco voltaram para o BES "mau" para capitalizar o primeiro, o que permitiu a subida dos seus rácios de capital. Contudo, as que ficaram na instituição presidida por Eduardo Stock da Cunha estão a ser castigadas nos "ratings". Depois da Moody’s, agora foi a DBRS a actuar. As obrigações do Novo Banco foram cortadas de um "rating" de "B" para "CCC (elevado)" pela agência canadiana, uma descida de um nível, segundo um comunicado de imprensa divulgado esta quinta-feira.
O espanhol Sánchez quer imitar o português Costa. Pedro Sánchez quer levar para Espanha o exemplo da união das esquerdas e garante que, caso Mariano Rajoy não seja investido no cargo de primeiro-ministro, vai propor uma "coligação com forças progressistas", que inclui o Podemos, de Pablo Iglesias. Sublinhando que partilha vários dos objectivos do Governo de António Costa, como a subida do salário mínimo ou uma moderação fiscal para a classe média, Sánchez afirmou que "os ventos de mudança na Europa chegaram para ficar" e que o pontapé de saída foi dado em Portugal.
McLaren de 382 mil euros esgota em duas semanas. O novo 675LT Spider da McLaren esgotou apenas duas semanas após ser lançado no mercado, a 3 de Dezembro. Nem mesmo o preço de 285.450 libras (382.614 euros) afastou os interessados, conta o jornal The Independent. A McLaren só fabricou 500 unidades do novo 675 LT Spider, que foi lançado no mercado a 3 de Dezembro, tendo esgotado duas semanas depois. Este veículo tem 666 cavalos de potência, motor V8, atinge velocidades de 325 quilómetros por hora e vai dos zero aos 100 em apenas 2.9 segundos. O site do programa britânico Top Gear diz que é o "descapotável McLaren mais rápido de sempre".
Que consequências pode ter a situação económica em Angola? O kwanza desvalorizou e está a arrastar as empresas portuguesas. Celso Filipe, subdirector do Negócios, explica a situação em Angola e as suas consequências.