Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O dia num minuto: Fed sobe juros, o aviso de Costa sobre o Banif e os despedimentos na Soares da Costa

A Reserva Federal anuncia uma subida das taxas de juro, a primeira em 10 anos. A Soares da Costa vai despedir 500 trabalhadores e António Costa admite que o Banif possa vir a penalizar as contas públicas.

Bloomberg
16 de Dezembro de 2015 às 20:00
  • 1
  • ...

Fed sobe juros. A Reserva Federal dos EUA (Fed) anunciou esta quarta-feira, 16 de Dezembro, uma subida da taxa de juro de referência. Passa do intervalo entre 0% e 0,25% para 0,25% a 0,5%. A decisão já era largamente aguardada pelos investidores e marca a primeira subida dos juros nos EUA em quase uma década. "O Comité considera que tem havido uma melhoria considerável nas condições do mercado laboral este ano", revela o comunicado da Fed, divulgado após a reunião. Os responsáveis pela política monetária nos EUA estão também "razoavelmente confiantes que a inflação irá subir, ao longo do médio prazo, para o seu objectivo de 2%".


Soares da Costa despede 500 trabalhadores.
A Soares da Costa comunicou esta quarta-feira à comissão de trabalhadores (CT) que a empresa vai dar início a um processo de despedimento colectivo de cerca de 500 trabalhadores. A crise económica e financeira instalada em Portugal e em Angola, o principal mercado do grupo, "continua a ter repercussões nefastas para a Soares da Costa", explica Joaquim Fitas, presidente executivo da construtora, em carta enviada à CT. "Em Portugal mantém-se a estagnação do mercado da construção, com incipientes níveis de obras postas a concurso, e em Angola a quebra de receitas relacionada com a produção petrolífera reduziu significativamente os níveis de investimento público e privado", refere Joaquim Fitas.


Costa admite que o Banif pode agravar as contas públicas
. António Costa afirmou quarta-feira no Parlamento que os depósitos no Banif estão garantidos, mas não assegurou que não seja necessário que o Estado volte a intervir na instituição. "Está em curso o processo de ofertas para a compra do Banif", um processo que pode "tender a agravar o impacto nas contas públicas". E "ninguém ficará surpreendido que os contribuintes paguem um preço pela intervenção feita em 2012 de capitalização do Banif", avisou o primeiro-ministro. Segundo António Costa "é manifesto que a opção que foi feita sobre a governação do sistema de resolução em Portugal revela claramente insuficiências". 


Sonae distribui dividendo antecipado.
A Sonae aprovou esta quarta-feira, em assembleia-geral, a entrega ainda este ano aos accionistas de 77 milhões de euros. Por cada acção, os detentores de títulos receberão (antes de impostos) 0,0385 euros.
A proposta já era conhecida, mas faltava a aprovação por parte dos accionistas. A Sonae é detida em 52,64% pela Efanor, empresa familiar da família Azevedo. O BPI detém 8,9% da empresa, sendo ainda accionistas qualificados o Bestinver com 1,98% e a Fundação Berardo com 2,5%.


Angola disponibiliza dinheiro para expatriados.
O Banco Nacional de Angola (BNA) disponibilizou, no espaço de uma semana, 62 milhões de dólares (56,2 milhões de euros) aos bancos comerciais, montante destinado à cobertura de operações de salários dos expatriados, noticiou a agência Lusa. Nas últimas semanas têm sido recorrentes as queixas de portugueses a trabalharem em Angola com salários em atraso. No final de Novembro, o Sindicato da Construção Civil (STC) denunciou ao Jornal de Notícias que cerca de 80 mil trabalhadores portugueses deste sector tinha salários em atraso em Angola, entre dois e seis meses.


Duarte Lima deve 31,7 milhões.
Domingos Duarte Lima tem uma dívida de 10,9 milhões de euros para com o Novo Banco. O banco presidido por Eduardo Stock da Cunha representa um terço da dívida total reconhecida pelo administrador da recuperação financeira do antigo deputado social-democrata. A lista provisória de créditos de Duarte Lima, no âmbito do Processo Especial de Revitalização (negociação com credores com vista a evitar a insolvência), aponta para uma dívida total de 31,7 milhões de euros, distribuídos por quatro credores: Novo Banco, Parvalorem e dois empresários, José Silvério e José Bento dos Santos (este último, em conjunto com Décia Bento dos Santos). Estes são dados que constam da lista elaborada pelo administrador judicial, Silvério dos Santos, publicada no Citius, portal oficial onde é feita publicidade de processos judiciais, como os PER.


Fisco "complica" situação do Económico. Uma penhora do fisco às receitas geradas pelo Económico agravou a situação do jornal e da televisão, a ETV. Esta mensagem foi transmitida esta quarta-feira pelo director do Económico aos trabalhadores do grupo noticiou o Expresso. Raul Vaz, contactado pelo Negócios, confirma que a intervenção do fisco "veio complicar a situação". Apesar disso, o director do Económico afirma estar "empenhado e envolvido na construção de uma solução que passa pela venda da empresa" e que garanta a viabilidade do jornal e da televisão. "Farei tudo o que estiver ao meu alcance para que uma operação de venda" do jornal "se concretize o mais brevemente possível".


O que vai acontecer à sobretaxa em 2016? Já houve entendimento no Parlamento sobre os valores a aplicar à sobretaxa de IRS em 2016. O Negócios explica com o que pode contar. Elisabete Miranda, redactora principal do Negócios, explica o que se pode contar, para já, com esta taxa. Veja o vídeo

Vem aí o novo Star Wars. O novo filme da saga Star Wars tem estreia marcada em Portugal para esta quinta-feira, 17 de Dezembro, em mais de 150 salas. Agora sob a chancela da Disney, o novo filme estreia 38 anos depois do filme "A Guerra das Estrelas - Uma Nova Esperança" ter sido lançado. Foi o primeiro da saga. Veja aqui o trailer

Ver comentários
Saber mais Soares da Costa construção Angola Portugal Joaquim Fitas Banif António Costa contas públicas Fed Sonae BPI Banco Nacional de Angola Domingos Duarte Lima Novo Banco Eduardo Stock da Cunha Star Wars Raul Vaz Diário Económico Expatriados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio