Notícia
O dia num minuto: 17 ministros, 41 secretarias, uma prisão no Brasil e o 0%
A lista do XXI Governo Constitucional já está completa. No Brasil foi detido o presidente da BTG Pactual, accionista da Oi, onde portuguesa Pharol tem uma posição de 27,8%. E o Google é acusado de esconder rivais.
Governo de Costa toma posse quinta-feira. O Governo liderado por António Costa, que toma posse já na quinta-feira, 26 de Novembro, contará 17 ministérios e 41 secretarias de Estado. A confirmação foi feita esta quarta-feira no sítio da Presidência da República, ocasião aproveitada por Cavaco Silva para anunciar que, depois de esta manhã se ter reunido com o secretário-geral socialista, aceitou a proposta de Governo apresentada por António Costa. Conheça aqui a lista completa dos novos governantes.
Portugal emite 995 milhões com juros mais altos. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) colocou 995 milhões de euros em obrigações do Tesouro (OT) a 10 anos. Um montante que ficou em linha com o intervalo previsto para o leilão desta quarta-feira, 25 de Novembro, no qual Portugal conseguiu financiar-se a taxas de juro mais elevadas. Com esta operação, o Estado garante em 2015 um financiamento total com dívida de médio e longo prazo de 18.890 milhões. Os novos títulos de dívida a 10 anos foram colocados a uma taxa de juro de 2,4294%. Um valor que fica acima dos 2,3975% alcançados na última operação equivalente, em Outubro.
Valls fecha a porta a mais refugiados. O primeiro-ministro francês avisou esta quarta-feira, 25 de Novembro, que a Europa não pode receber mais refugiados e que a França não o irá fazer além da quota já prevista. Em entrevista a vários jornais europeus, Manuel Valls defendeu que a Europa tem de travar o afluxo de migrantes provenientes do Médio Oriente e que, tal como a Suécia agora anunciou, tem de ser mais rigorosa com os requerentes de asilo. "Nós não podemos receber mais refugiados na Europa. Não é possível", disse Valls, acrescentando que a Europa tem de controlar as suas fronteiras externas. "Se não o fizermos, então as pessoas vão dizer: acabou com a Europa", argumentou, citado pelo EUbserver.
Sobretaxa 0%. Os dados da execução orçamental de Outubro apontam para que não haja uma devolução da sobretaxa de IRS no próximo ano, confirmando a notícia que já tinha sido avançada pelo Negócios na semana passada. Paulo Núncio, ainda como secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, esteve esta quarta-feira no Parlamento para dar explicações. Paulo Núncio insistiu em explicar a metodologia com a qual o Governo tem vindo a anunciar as perspectivas de devolução da sobretaxa de IRS e afastou qualquer hipótese de "empolamento artificial" da receita.
BEI empresta 80 milhões à REN. A REN – Redes Energéticas Nacionais assinou esta quarta-feira com o Banco Europeu de Investimento (BEI) um empréstimo de longo prazo no valor de 80 milhões de euros destinado ao financiamento de um conjunto de investimentos a realizar no horizonte 2014-2019, anunciou a empresa em comunicado. Este programa de investimento, acrescenta a empresa, "visa acelerar e dinamizar a integração das energias renováveis, permitindo ainda o reforço e melhoria da rede portuguesa de transporte de electricidade". Como sublinha, estes 80 milhões respeitam à primeira tranche de um empréstimo que totaliza 200 milhões de euros.
Presidente da BTG Pactual detido. A polícia federal brasileira prendeu esta quarta-feira o presidente executivo do BTG Pactual, accionista da operadora Oi, o senador Delcídio do Amaral e o seu chefe de gabinete, Diogo Ferreira. A Pharol, ex-PT SGPS, detém 27,8% da Oi. Segundo a revista Veja, é a "primeira vez que um senador é preso no exercício do mandato". No início de Outubro, o BTG, contratado pela Oi em Setembro para avaliar potenciais parceiros num cenário de fusão com a TIM, revelou estar em negociações com o grupo LetterOne, do milionário russo Mikhail Fridman, para avançar com o processo de consolidação entre as duas empresas.
Google esconde rivais. A Google está a ocultar os resultados do Tripadvisor e do Yelp do seu motor de busca, mas a empresa norte-americana diz que isto se deve a um erro e que já está a resolvê-lo, escreve o jornal The Guardian esta quarta-feira, 25 de Novembro. Durante o passado fim-de-semana, vários executivos das duas empresas visadas queixaram-se através da rede social Twitter, dizendo que é sempre dada prioridade ao sistema de localização da Google, ocultando os resultados das rivais, mesmo que seja feita uma pesquisa explicitamente com os termos "Tripadvisor" ou "Yelp".
Vodafone investe mais em fibra óptica. Mário Vaz, presidente executivo da Vodadone Portugal, anunciou esta quarta-feira , durante o 25º Congresso das Comunicações, que a operadora vai reforçar o investimento em fibra óptica. A expansão da rede da Vodafone implica um investimento de 125 milhões de euros.O plano deverá estar concluído até 2017 e prevê juntar mais 550 mil casas às actuais.
As cotadas e os dividendos. Há dividendos que só seriam pagos em 2016 que vão, afinal, ser distribuídos este ano. Paulo Moutinho, editor de mercados do Negócios, explica neste vídeo porque estão as cotadas a pagar este ano o que deveriam pagar em 2016.