Notícia
O dia num minuto: a troika, os confrontos com refugiados, a China e o "não gosto" no Facebook
Afinal quem chamou a troika? O debate político prossegue. Na fronteira da Hungria, refugiados e polícias envolveram-se em confrontos. E na China o vice-presidente da Comissão Reguladora do Mercados de Valores é suspeito de corrupção.
Vice do Mercado de Valores chinês suspeito de corrupção.O vice-presidente da Comissão Reguladora do Mercado de Valores da China, Zhang Yujun, está a ser investigado por corrupção, informou esta quarta-feira a Comissão Central de Controlo e Disciplina do Partido Comunista chinês. Zhang é suspeito de "graves violações da disciplina", disse a Comissão em comunicado. Esta é a terminologia habitualmente usada pelo PC chinês para descrever os casos de corrupção. A bolsa de Xangai fechou a sessão de terça-feira a subir 4,89%.
Refugiados, canhões de água e gás lacrimogénio. A polícia húngara recorreu esta terça-feira a gás lacrimogéneo e canhões de água para responder aos protestos de refugiados que tentam atravessar a fronteira entre a Sérvia e a Hungria, mais precisamente junto ao ponto fronteiriço de Roszke, o principal ponto de passagem migratório entre os dois países. O Governo húngaro acusou os refugiados de estarem "armados" e de terem tentado atravessar as barreiras colocadas na fronteira.
OPA faz disparar acções da Glintt. O anúncio da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela Farminveste levou as acções da Glintt a dispararem mais de 27%. Um desempenho que aumentou em mais de quatro milhões de euros o valor de mercado da empresa. A Farminveste, que detém 49,73% da tecnológica, pretende com esta operação adquirir a totalidade da empresa. A Glintt resultou da fusão entre a ParaRede (que já era cotada) e a Consiste, da Associação Nacional de Farmácias, numa operação concretizada em 2008.
Bolsa a subir. As bolsas da Europa estiveram esta quarta-feira a valorizar pela segunda sessão consecutiva, com os investidores em contagem decrescente para a reunião de política monetária da Fed, que termina esta quinta-feira. O PSI-20 subiu 1,76%. Euro e petróleo também estiveram a ganhar.
Afinal quem chamou a troika? O PS e os partidos da coligação Portugal à Frente (PSD/CDS) mantêm a disputa sobre a quem cabe a responsabilidade de, em 2011, ter chamado a troika. O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, garante não ter apoiado a vinda da troika para Portugal, explicando que se limitou a garantir a "ajuda necessária para enfrentar uma crise de proporção gigantesca como aquela que nós recebemos". Esta quarta-feira, 16 de Setembro, à entrada para uma conferência na Fundação Paula Rego, em Cascais, Passos Coelho reagiu assim à carta hoje publicada pelo jornal Público em que o então líder do PSD se dirigia pela primeira vez ao na altura primeiro-ministro, José Sócrates, assegurando que o maior partido da oposição não deixaria "de apoiar o recurso aos mecanismos financeiros externos".
Mega negócio à vista nas cervejas. A AB InBev, produtora de marcas de cerveja como a Budweiser e a Stella Artois, já informou a SABMiller que pretende lançar uma oferta pela empresa, ainda que não tenha apresentado uma proposta concreta até ao momento. As acções da SABMiller, dona de marcas como a Castle e a Foster’s, disparam esta quarta-feira quase 20% na bolsa londrina, elevando a capitalização bolsista da empresa em 11 mil milhões de libras para 60 mil milhões (cerca de 81,7 mil milhões de euros). Já a AB InBev sobe 7,4%.
Facebook testa botão "não gosto". Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, anunciou que a rede social está a desenhar uma opção para permitir aos utilizadores expressarem o seu desagrado com uma publicação. O Facebook vai testar esta opção em breve, não sendo ainda claro que se trate apenas de um "não gosto".
Cinco cidades disputam Olímpicos de 2014. O Comité Olímpico Internacional já decidiu quais as cinco cidades finalistas que se candidatam a acolher os Jogos Olímpicos de 2024. Los Angeles, Hamburgo, Paris, Roma e Budapeste são as cidades que vão concorrer à organização do maior evento desportivo do mundo. A decisão está marcada para Setembro de 2017.
Vídeo. Diogo Cavaleiro, jornalista do Negócios, explica o que vai acontecer agora, depois do Banco de Portugal ter anunciado a decisão de adiar a venda do Novo Banco.