Notícia
O desafio da natalidade
Os nascimentos em Portugal estão a cair. O Negócios analisa, na edição desta sexta-feira, os direitos laborais e os apoios à natalidade.
Os nascimentos em Portugal estão a cair, a taxa de fecundidade das mulheres está entre as mais baixas da Europa mas, a julgar pelo último inquérito realizado pelo Instituto Nacional de Estatística não é por falta de vontade.
Um total de 70% dos homens e 68% das mulheres gostaria de ter mais filhos do que os que têm, mas os custos financeiros que um filho envolve e as dificuldade em encontrar emprego e em conciliar a vida profissional com a familiar estão entre as principais razões apontadas para não se alargar o núcleo familiar.
Hoje analisamos os direitos laborais e os apoios à natalidade.
Saiba como está a evoluir, junto dos homens, a utilização da licença obrigatória de pelo menos 10 dias após o nascimento de um filho; conheça os apoios e direitos para pais e mães e descubra o que implicam; leia a opinião de Sandra Ribeiro, presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), que diz que "Ter ou não ter filhos já não é só uma questão privada"; e conheça o perfil-tipo de quem bate à porta da CITE.