Notícia
Obama defende estratégia antiterrorista com perspectiva inteligente de longo prazo
O presidente norte-americano, Barack Obama, defendeu que a estratégia antiterrorista que os Estados Unidos devem seguir deve ser desenhada numa perspectiva inteligente de longo prazo, para que possa ser sustentável ao longo do tempo.
Obama escolheu a base aérea de MacDill, em Tampa, na Florida, a sede do Comando das Operações Especiais norte-americanas e do Comando Central dos Estados Unidos, para proferir o seu último grande discurso sobre segurança nacional antes de deixar a Casa Branca, em Janeiro.
O presidente norte-americano defende uma estratégia antiterrorista que assente nas forças especiais dos Estados Unidos e nos grupos locais e não uma intervenção em larga escala das forças norte-americanas de terreno.
Recordando que ficará na história como o primeiro presidente norte-americano a cumprir dois mandatos completos em guerra, Barack Obama considerou que os Estados Unidos construíram uma "rede de parceiros" para ajudar a lutar contra os extremistas e que o país "está a quebrar" o Estado Islâmico.
O chefe de Estado alertou ainda que, durante a sua administração, os Estados Unidos sofreram grandes atentados terroristas e chamou a atenção para os perigos dos "lobos solitários", que provocaram episódios como os tiroteios de San Bernardino (Califórnia) ou Orlando (Florida). "Não tivemos uma vitória clara e definida" contra o terrorismo, reconheceu.