Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Defesa espera acordo com Cohort para manter "posição relevante" na EID

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, disse esperar nos "próximos dias" o fecho do acordo com a britânica Cohort para a manutenção de uma posição portuguesa "significativa e relevante" na tecnológica EID.

Azeredo Lopes - Defesa Nacional: O portuense que lidera a pasta da Defesa não é recordado espontaneamente por quase ninguém (0,1%), apesar de se ter destacado já antes, entre 2006 e 2011, na presidência da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e, desde a eleição de Rui Moreira, como chefe de gabinete do presidente da Câmara do Porto. É por uma décima que José Alberto Azeredo Lopes, professor de Direito Internacional da Universidade Católica, surge com mais avaliações positivas (0,4) do que negativas (0,3).
Marta Poppe
11 de Novembro de 2016 às 00:41
  • ...

Segundo Azeredo Lopes, o Estado português irá manter uma "posição significativa e relevante" bem como um "direito de pronúncia qualificada" na EID (Empresa de Investigação e Desenvolvimento, SA), em resultado de um acordo com a empresa inglesa Cohort, que envolveu o Ministério das Finanças e que deverá estar fechado "nos próximos dias".

 

Azeredo Lopes respondia aos deputados numa audição conjunta das comissões parlamentares de Orçamento e Finanças e da Defesa Nacional, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2017.

 

O governante recusou adiantar qual será ao certo a percentagem que o Estado português vai manter, através do IAPMEI e da Empordef (`holding´que agrega as empresas de Defesa), até ser finalizado o acordo, destacando no entanto que a Cohort "deu hoje como muito positivo o empenhamento público de Portugal no desenvolvimento" da EID.

 

Em Junho, a Cohort anunciou a compra de 56,89 % da tecnológica portuguesa EID por 10,7 milhões de euros e que pretende adquirir mais 23%, o que deixaria ao Estado português uma participação de 20%.

 

A EID é uma empresa portuguesa de alta tecnologia, especializada em comunicações navais, comunicações tácticas e sistemas de informação, e actua no mercado da Defesa em geral, empregando cerca de 140 trabalhadores. 

Ver comentários
Saber mais Azeredo Lopes EID Empresa de Investigação e Desenvolvimento Ministério das Finanças Defesa Nacional Orçamento do Estado IAPMEI Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio