Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Filme de João Salaviza e Renée Nader Messora vence melhor filme em festival de Lima

O 22.º Festival de Cinema de Lima contou ainda com a presença de outro português, o produtor Paulo Branco, enquanto homenageado.

12 de Agosto de 2018 às 23:24
  • ...

O filme "Chuva é cantoria na aldeia dos mortos", de João Salaviza e Renée Nader Messora, venceu o prémio de melhor obra de ficção do Festival de Cinema de Lima, no Peru, anunciou este domingo a organização.

 

O filme, que já havia recebido o prémio especial do júri da secção 'Un Certain Regard' no Festival de Cannes, ganhou ainda a distinção por melhor fotografia.

 

O 22.º Festival de Cinema de Lima contou ainda com a presença de outro português - o produtor Paulo Branco - enquanto homenageado.

 

A produtora portuguesa Karõ Filmes realçou, em comunicado, que "Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos irá ser exibido em dezenas de festivais internacionais nos próximos meses" e tem estreia comercial em Portugal, França e Brasil prevista para o primeiro trimestre do próximo ano.

 

O filme foi rodado durante nove meses, em 16mm, sem equipa, na aldeia Pedra Branca, no estado de Tocantins, no Brasil.

 

"Não há espíritos ou cobras esta noite e a floresta em redor da aldeia está sossegada. Ihjãc, de 15 anos, tem pesadelos desde que perdeu o pai. É um Krahô indígena do norte do Brasil. Ihjãc caminha pela escuridão, o seu corpo suado move-se com receio. Um cântico distante atravessa as palmeiras. A voz de seu pai chama por ele através da cascata: é hora de organizar o festim funerário para que o espírito possa partir para a aldeia dos mortos. O luto deve cessar", pode ler-se na sinopse disponibilizada pelo festival de Cannes.

 

O texto acrescenta: "Negando o seu dever e para poder escapar ao processo crucial de se tornar um xamã, Ihjãc foge para a cidade. Longe do seu povo e da sua cultura, enfrenta a realidade de ser um indígena no Brasil contemporâneo". 

 

"Chuva é cantoria na aldeia dos mortos" foi produzido por Ricardo Alves Jr. e Thiago Macêdo Correia, da produtora Entre Filmes, sediada em Minas Gerais, em co-produção com a portuguesa Karõ Filmes e com a Material Bruto, de São Paulo.

Ver comentários
Saber mais João Salaviza Karõ Filmes Renée Nader Messora 22.º Festival de Cinema de Lima Festival de Cannes Un Certain Regard Paulo Branco Cantoria na Aldeia dos Mortos Portugal França Brasil Pedra Branca Tocantins Ihjãc Krahô Ricardo Alves Jr Thiago Macêdo Correia cinema
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio