Notícia
EDP patrocina restauro do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo
A EDP Brasil vai entrar com 5,6 milhões de euros, sendo o maior investidor privado envolvido nas obras de restauro que serão também financiadas pelo banco Itaú e pelo grupo de media Globo.
O grupo EDP vai investir 20 milhões de reais, cerca de 5,6 milhões de euros, nas obras de recuperação do histórico edifício em São Paulo que alberga o Museu da Língua Portuguesa e que em Dezembro de 2015 foi parcialmente destruído por um incêndio, informa o Portugal Digital, site de informação luso-brasileira.
A parceria com o governo do Estado de São Paulo, assinada nesta segunda-feira, 12 de Dezembro, envolve ainda o banco Itaú e o grupo de comunicação social O Globo.
O custo total da obra será de 65 milhões de reais. Destes, 34 milhões são investimentos da iniciativa privada. A EDP é a maior patrocinadora das obras de restauro que devem começar ainda neste mês, prevendo-se que o museu volte a receber visitantes no primeiro semestre de 2019.
O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em Março de 2006, tendo sido financiado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em conjunto com a Fundação Roberto Marinho (grupo Globo), com um investimento inicial de 37 milhões de reais. Em 21 de Dezembro de 2015, um curto-circuito no primeiro andar do edifício provocou um incêndio de grandes proporções, que destruiu parte do edifício, que data de 1867.