Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

UE recebe mais 10 milhões de vacinas da Pfizer no segundo trimestre

A Pfizer/BioNTech vão antecipar a entrega de 10 milhões de doses da vacina à UE, elevando o total para mais de 200 milhões no segundo trimestre.

EPA
16 de Março de 2021 às 10:36
  • ...

A União Europeia vai receber mais de 200 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech no segundo trimestre do ano, anunciou a Comissão Europeia esta terça-feira.

Este total inclui 10 milhões de doses cuja entrega estava prevista apenas para o terceiro e quarto trimestre, mas que será antecipada.

Em comunicado divulgado em Bruxelas, o executivo comunitário explica que estes 10 milhões de doses fazem parte do lote de 100 milhões de doses contemplados no segundo contrato com a BioNTech-Pfizer, cuja entrega estava prevista para os terceiro e quarto trimestres de 2021.

"Eu sei o quão crítico o segundo trimestre é para o desenrolar das estratégias de vacinação nos Estados-membros. Estes 10 milhões de doses antecipadas elevam o total de doses da vacina da BioNTech-Pfizer no segundo trimestre para 200 milhões. Trata-se de uma excelente notícia, pois dá margem de manobra aos Estados-membros e possivelmente compensa lacunas nas entregas" de outras vacinas, comentou a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen.

Esta antecipação da entrega de 10 milhões de vacinas para os meses de abril, maio e junho terá ainda de ser aprovada pelos Estados-membros.

O anúncio do acordo entre a Comissão Europeia e a farmacêutica alemã BioNTech e a sua parceira norte-americana Pfizer tem lugar um dia depois de vários Estados-membros, entre os quais Portugal, terem decidido suspender a administração da vacina da AstraZeneca por "precaução", devido à formação de coágulos sanguíneos em alguns dos vacinados.

Atualmente, há quatro as vacinas contra a covid-19 aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento (EMA): BioNTech-Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen (grupo Johnson & Johnson).

Ver comentários
Saber mais UE Pfizer/BioNTech União Europeia Comissão Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio