Notícia
Portugal com 16 mortos e 248 casos de covid-19
Como é habitual às segundas-feiras, os números da pandemia voltaram a recuar. A DGS reportou mais 248 casos e 16 óbitos nas últimas 24 horas.
Nas últimas 24 horas foram registados em Portugal mais 248 casos de pessoas infetadas pela covid-19, segundo os dados revelados esta segunda-feira, 22 de março, pela Direção Geral de Saúde (DGS).
Este é o valor mais baixo desde 1 de setembro do ano passado – quando se registaram 231 novas infeções – e traduz uma quebra de 3,1% face aos 256 casos reportados há uma semana.
Face ao dia de ontem, com 450 novos casos, as infeções confirmadas também descerem de forma significativa, como é habitual às segundas-feiras devido ao encerramento dos laboratórios ao domingo.
No que respeita aos óbitos relacionados com o vírus, foram registadas mais 16 vítimas mortais, o número mais elevado desde quinta-feira (18) e quase o triplo dos óbitos reportados ontem (6).
Para efeitos da matriz definida pelo Governo para acompanhar o processo de desconfinamento, a incidência continua a baixar, mas o R(t) subiu face a sexta-feira. Era 0,86 para Portugal e 0,84 para Portugal Continental e passa para 0,89 e 0,88, respetivamente. Assim, Portugal continua com uma folga confortável no "quadrado verde", que permite prosseguir com o calendário definido para o desconfinamento. Para sair do verde é necessário que a incidência supere os 120 casos ou que o R(t) supere 1.
Com os números conhecidos esta segunda-feira, a média diária de novos casos dos últimos sete dias desceu para 466, um mínimo desde 10 de setembro, e que traduz uma diminuição homóloga de 19,5%.
Nos últimos 14 dias, Portugal acumulou 71 novos casos por 100 mil habitantes, tendo por base a estimativa de população mais recente do Instituto Nacional de Estatística (INE). Este indicador, muito utilizado internacionalmente para medir a propagação do vírus e critério determinado pelo Governo para considerar os concelhos em risco, mantém-se abaixo do limite definido de 120 casos por 100 mil habitantes definido pelo Governo para o plano de desconfinamento.
Internamentos em UCI em mínimos de outubro
O número de pacientes internados devido à covid-19 aumentou pelo segundo dia consecutivo, depois de uma série de cinco dias seguidos de diminuição. Foram internadas em Portugal mais 6 pessoas, para um total de 771.
Contudo, os casos mais graves, de pacientes internados em unidades de cuidados intensivos, diminuíram em cinco face a ontem, para um total de 165, o número mais baixo desde 19 de outubro do ano passado.
LVT mantém mais de um terço dos novos casos
Tal como ontem, Lisboa e Vale do Tejo foi responsável por 34% das novas infeções reportadas no país, com 85 casos nas últimas 24 horas, e 12 vítimas mortais. Seguiu-se o Norte, com 58 novos casos, o Algarve, com 44, e o Centro, com 27. No Alentejo foram identificados 13 novos casos, nos Açores 11 e na Madeira 10.
No que respeita aos óbitos, além dos 12 na região de Lisboa e Vale do Tejo, há a lamentar três vítimas mortais no Centro e uma na Madeira.