Notícia
Merkel e Macron em negociações com Putin para utilização da vacina russa na Europa
Moscovo adianta que os líderes da Alemanha e França discutiram com a Rússia a possibilidade de a vacina Sputnik V ser produzida e utilizada na Europa.
De acordo com o comunicado do Kremlin, um dos temas em discussão foi a possibilidade de a vacina russa vir a ser produzida nas fábricas da União Europeia. Não adianta, contudo, quem levantou esta questão durante o encontro entre os três líderes.
A vacinação na Europa tem sofrido atrasos devido à falta de doses. No entanto, espera-se que isto seja compensado a partir do próximo mês. São esperadas mais de 300 milhões de vacinas da Pfizer/BioNTech, Moderna, Johnson & Johnson e AstraZeneca em abril, maio e junho, adianta o jornal.
Na semana passada, o governo alemão confirmou que estaria disponível para usar a vacina russa, se e quando fosse aprovada pelas autoridades europeias. Angela Merkel chegou mesmo a referir que a Alemanha "deveria usar qualquer vacina que tenha sido aprovada" pela Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês), enquanto o Ministério da Saúde da Alemanha adiantou que "todas as vacinas são bem-vindas" se forem aprovadas pela EMA.